Alianças

Alianças de noivado vs Anel de Noivado

Encontrar alguém que nos complementa e que torna a nossa vida muito mais feliz e divertida não é tarefa fácil, ainda mais nos dias de hoje! Por isso, quando temos a certeza de que encontramos nosso parceiro ou parceira, tomamos uma das decisões mais importantes de nossa vida: o casamento. Mas aí? Alianças de noivado ou anel de noivado?

Entre esse período de namoro até a hora do “sim” no altar, o casal passa pelo noivado, e é aí uma das dúvidas mais comuns surgem: dar um anel de noivado ou uma aliança para oficializar esse pedido?

Os dois anéis têm significados diferentes e aparecem em momentos distintos. Confira!

Alianças de noivado

Aqui no Brasil, é tradicional que quando o casal noiva, os dois comecem a usar uma aliança de noivado. Ela simboliza um elo entre os apaixonados, que se apresentam à sociedade oficialmente como um par prestes a subir ao altar e ter uma vida a dois.

As alianças de noivado são usadas na mão direita e, geralmente, são as mesmas usadas após o casamento. Quando isso acontece, os noivos as levam para polir e gravar a data da cerimônia, além de seus nomes, e só voltam a usá-las após o tão esperado “sim”.

Dessa maneira, o ponto negativo dessas alianças de noivado é que elas perdem o significado inicial, que é o momento em que o casal decide passar o resto da vida juntos. Além disso, na hora do casamento elas deixam de se tornar um acessório inédito para os noivos, tornando-se algo com o qual eles já estavam acostumados antes.

Anel de noivado

Você já deve ter visto algum filme onde o cara se ajoelha na frente de sua amada e a surpreende com um lindo anel dourado ou prateado com uma pedrinha (ou um belo de um diamante), não é mesmo? Esse é o anel de noivado.

Usá-lo é uma prática muito comum na América do Norte e também em países europeus, porém, a prática tem caído no gosto dos brasileiros apaixonados ultimamente. Diferentemente da primeira opção, ele é usado somente pela noiva. Outro diferencial dele para a aliança de noivado é que o anel é usado na mão esquerda, onde futuramente ficará a aliança de casamento.

Muitas mulheres, inclusive, usam as duas juntas após se casarem, que é para diariamente se lembrarem tanto da noite mágica do pedido de casamento quanto do momento em que fizeram seus votos no altar. O mais interessante do anel de noivado é que, além de marcar esse período que antecede o casamento, ele também simboliza a surpresa feita pelo noivo e toda a emoção daquele momento, o que o torna muito mais romântico do que as alianças de noivado.

Ao decidir qual usar, você deverá pensar em qual impressão quer causar. Caso queira algo tradicional ou não esteja pensando tanto em uma surpresa, vá de alianças. Mas se o que você quer mesmo é surpreender a sua amada e eternizar um momento romântico, então a melhor opção é o anel de noivado!

E aí, já escolheu o seu? Conte para a gente aqui nos comentários qual o seu preferido ou qual você mais gostaria de ganhar!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo