Alianças

Como cuidar das alianças de noivado e casamento

As alianças de noivado e casamento representam o compromisso firmado com aqueles que amamos. Devido à importância dessa joia, queremos exibi-las sempre bonitas e brilhantes. O problema é que se tratam de itens que usamos o tempo todo, o que aumenta as chances de danificá-las. A boa notícia é que existem formas de evitar que sua aliança sofra abrasões mais comuns.

No post, damos algumas dicas de como guardá-las e de como evitar possíveis estragos. Acompanhe!

Produtos químicos podem danificar alianças de noivado ou casamento

Expor alianças à presença de produtos químicos pode ser prejudicial. Normalmente, as alianças não são feitas de ouro puro, mas de liga metálica. Isso significa que, além de ficar atento ao que danifica o ouro, também é preciso se assegurar de que não está danificando os demais metais que compõem a joia.

O cloro, por exemplo, pode ser bastante abrasivo para a peça, causando não apenas a perda de seu brilho natural mas também a possibilidade de fissuras. O mercúrio é outro elemento que pode afetar a cor da joia, de modo que não haja mais chances de recuperação.

Cuidado na hora de praticar atividades físicas

academia prejudica aliança

Toda atividade que requer algum tipo de impacto pode acabar danificando a peça. Por isso, o ideal é retirar as alianças antes de praticar atividades físicas, sobretudo as que exigem o uso intenso das mãos.

Na academia, por exemplo, você precisará segurar as barras com alguma intensidade, o que pode ocasionar em riscos e mesmo na possibilidade de amassar a joia. A natação é um outro exemplo de prática de atividade física que pode prejudicar a sua aliança. O contato direto com a água, principalmente com o cloro, pode danificar e até mesmo quebrar a peça.

No caso das peças que apresentam diamantes, há o risco de ele se soltar da aliança, pois costuma ser aplicado à peça por meio de pequenas garras.

Maquiagem e cremes podem ser bastante nocivos

produtos de beleza e cosméticos danificam aliança

Ao aplicar produtos como maquiagem, loções e cremes, nem nos damos conta dos riscos que causamos para as nossas alianças, ainda mais quando elas têm diamantes ou outras pedras como ornamento. Isso porque o diamante tem a propriedade de atrair gordura e repelir a água e o acúmulo de gordura poderá tornar o brilho da peça bem mais fosco.

Portanto, o ideal é sempre tirar a joia quando estiver tomando banho e, principalmente, ao aplicar produtos no rosto e no corpo.

Não deixe de polir a aliança em casa

A própria joalheria costuma ter o serviço de limpar e polir a peça, mas você também pode fazer isso em casa, principalmente nos momentos em que for retirá-la para realizar algum tipo de tarefa que pode danificar a peça.

Sempre que for retirar a aliança, lembre-se de passar algum tecido, como a flanela, ou outro que não costume soltar fios. Caso a peça tenha diamantes, você pode deixá-la por alguns minutos em um copo com água morna e, em seguida, passar uma escova de dentes, sobretudo na parte interna. Por fim, limpe-a com a flanela. Se a peça tiver pérolas, é melhor não lavar, mas somente limpar com a flanela.

Gostou dessas dicas sobre como cuidar das alianças de noivado e casamento? Se tiver mais dúvidas, é só deixar nos comentários deste post!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo