Alianças

Conheça 5 curiosidades sobre a aliança de casamento

Ela tem origem na palavra latina alligare, que significa compor ou ligar-se a. Simboliza e mostra a união entre duas pessoas que se amam. Sabe a respeito do que falamos? Exatamente! Estamos nos referindo à aliança de casamento.

Inspirados pelo clima de romantismo, escrevemos este post para contar um pouco da história e algumas curiosidades sobre a aliança, um símbolo material e espiritual entre um casal que compartilhará uma vida. Boa leitura.

Entenda a história e o significado da aliança de casamento

O uso da aliança de casamento tem diferentes relatos em virtude de aspectos culturais, religiosos e históricos. Confira!

Egípcios

O povo egípcio é identificado como um dos primeiros a utilizar os chamados “anéis do amor”. O hábito remonta há 5000 anos. Eram confeccionados em couro ou tecido. Simbolizavam a vida eterna e a imortalidade do amor.

Gregos

O imperador Alexandre, o Grande, foi quem introduziu o hábito das alianças de casamento na Grécia. Eram fabricadas com ferro imantando para, conforme a crença dos gregos, assegurar a conexão eterna dos corações do esposo e da esposa e a manutenção da atração de um pelo outro. Além disso, a aliança demonstrava cuidado e afeto.

Romanos

O uso da aliança pelo povo romano possivelmente foi adotado depois que conquistaram a Grécia. Após o mundo greco-romano se converter ao cristianismo de Roma, colocar a peça na mão esquerda passou a ser obrigatório para os casais.

Europeus

Na Europa, séculos atrás, a aliança tinha o nome de “anel de poesia”. A peça era oferecida a uma pessoa querida, como uma afirmação de promessa, fidelidade e amor. Atualmente, a aliança é um compromisso de casamento eterno.

Americanos

Durante a colonização dos EUA, segundo a história, determinados acessórios e joias não podiam ser usados por serem considerados inúteis moralmente. O dedal, peça utilizada por costureiras para proteger os dedos, era um objeto que significava o amor e o compromisso de uma união para sempre. As mulheres, depois da cerimônia, retiravam o aro inferior do dedal e colocavam no dedo como uma aliança de matrimônio.

Conheça 5 curiosidades sobre a aliança

A aliança é símbolo da união de duas pessoas que se amam e que pretendem seguir juntas uma vida repleta de felicidade e conquistas. Mas, além de todo o romantismo, ela tem muitas curiosidades. Selecionamos 5 delas.

1. Simboliza o infinito

Como é um círculo, figura geométrica que não tem começo nem fim e nunca termina, a aliança é o símbolo do para sempre.

As duas alianças colocadas lado a lado formam um oito deitado. Esse oito é o símbolo do infinito aplicado pela Filosofia, Matemática e Teologia e quer dizer que não tem limite.

2. A “vena amoris” e o dedo anelar

Os egípcios acreditavam que o “anel do amor” devia ser usado no 4º dedo, pois ele ligaria uma veia especial diretamente ao coração da pessoa que o usava.

Os romanos também acreditavam nisso e denominaram essa veia como “vena amoris”. Apesar de romântica, a crença foi desmentida pela ciência.

3. Alianças de diamante e o amor indestrutível

Como é a pedra natural de maior resistência, é a uma das mais preferidas entre as gemas preciosas. Por causa dessa durabilidade, o diamante representa a indestrutibilidade do compromisso do casal e do casamento.

4. A aliança mais cara do planeta

A atriz Elizabeth Taylor ganhou do seu então marido, o ator Richard Burton, a peça mais cara do mundo. A joia possuía um diamante de 33.19 quilates e seu preço foi de aproximadamente 8.8 milhões de dólares.

5. A aliança de compromisso

Esse costume é próprio do Brasil. Os casais usam alianças de compromisso ou de namoro antes das de noivado e casamento. É uma prática ainda pouco difundida em outras partes do mundo.

Simples ou verdadeira obra de arte da joalheria, a aliança de casamento deve ser trocada pelos amados como um gesto que comprove o respeito e a fidelidade entre eles. É uma promessa de devoção, amor e lealdade eternos.

Gostou do tema deste post? Que tal complementar com a leitura de um artigo sobre como comprar alianças perfeitas?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo