Casamento

O que não fazer num pedido de casamento

Quer casar comigo? Por incrível que pareça, pronunciar essas três palavrinhas, um tanto quanto belas e muitas vezes até esperadas, é bem mais difícil e sofrido do que parece. Não que falte amor (pelo contrário!), mas a ansiedade e a expectativa geradas por esse momento único somadas ao nervosismo e aquele frio na barriga pode pôr tudo a perder ou fazer algo dar errado durante esse processo.

Por isso, neste post vamos mostrar o que jamais deve ser feito em um pedido de casamento para você não fazer feio e conquistar o desejado “sim”. Confira:

1. Falta de planejamento

Um pedido de casamento bacana e original requer planejamento para tornar-se inesquecível. Se você planeja algo em um lugar especial, como uma viagem, um fim de semana em um hotel, um jantar em um restaurante ou em um ponto turístico marcante para o casal, faça tudo com calma e antecedência, inclusive para preparar os possíveis envolvidos, como amigos ou funcionários do estabelecimento.

Jamais deixe para última hora ou faça tudo às pressas. A famosa “Lei de Murphy” sempre gosta de aparecer nessas horas e as chances do universo não colaborar com você crescem bastante, aumentando os riscos de ir tudo por água abaixo.

2. Momento errado

Dentro do seu planejamento, que pode durar meses, está a escolha do momento ideal para fazer o pedido de casamento. Apesar do efeito surpresa ser sempre mais legal e ainda mais marcante, existe um timing perfeito para isso.

Passe a prestar mais a atenção em sua namorada para sentir se ela já está preparada para o “sim”. Caso contrário, não force a barra e aguarde uma ocasião melhor.

3. Multidão ou espaços públicos

Você ou sua futura esposa são pessoas tímidas? Se sim, esqueça pedidos públicos de casamento. Faça isso a dois. A chance de você não conseguir fazer o pedido da maneira planejada ou dela reagir envergonhada ou constrangida pela multidão presente ao redor é bastante alta. Poupe-se e aproveite para bolar algo mais íntimo e romântico.

4. Cadê o anel?

Você planejou o pedido de casamento durante meses, preparou tudo da forma como queria, gastou uma grana e na hora H esqueceu o anel? Sua parceira, tomada pela emoção, provavelmente não se importará com esse pequeno deslize, mas esse momento ficará marcado para sempre, especialmente se for feito na frente de amigos e familiares. Fique atento!

5. Não treinar o discurso

Se você pode facilitar, pra que complicar, não é mesmo? O momento do pedido de casamento é único e as palavras serão inesquecíveis. Então capriche no discurso e treine bem suas palavras antes.

Essa história de improvisar na hora ou pensar que tudo vai dar certo, pode ser um tiro no pé e as palavras faltarem por causa do nervosismo. Ou pior, você pode falar alguma bobagem que poderá tirar o brilho e o romantismo da ocasião, tornando seu pedido algo trivial ou forçado.

6. Envolver gente demais

Apesar de ser um momento épico, quanto menos pessoas envolvidas, menores as chances de sua namorada descobrir suas intenções antes da hora e estragar toda a surpresa. Por isso, bico fechado e não envolva ninguém além do estritamente necessário.

Agora é com você, meu amigo! Você já sabe o que não deve fazer para correr riscos de seu pedido dar errado. Planeje cada detalhe desse momento e faça do “sim” um momento inesquecível e memorável. Aproveite para conferir nosso post com 7 pedidos de casamento para se inspirar!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo