Casamento

Saiba como escolher o traje do noivo

O relacionamento amoroso está de vento em popa, o desejo de viver feliz ao lado da pessoa amada é definitivo e você começou a planejar o seu casamento. Que lindo! Então, é hora de pensar no local da celebração, na decoração, convidados, padrinhos e no figurino do casal. Por falar em figurino, você sabe como escolher o traje do noivo?

A noiva é a estrela, o grande destaque do evento, mas o noivo, a cara-metade, também merece atenção. Pensando nisso, separamos dicas importantes para você garantir o melhor terno para o casamento! Acompanhe e saiba como escolher!

Pesquise com antecedência

Muito cuidado com os prazos! Não pense que só o vestuário da noiva é que precisa ser definido com prioridade. A roupa do consorte também. Faça isso com antecedência de, pelo menos, 30 dias da cerimônia.

Facilita verificar as opções e realizar a reserva sem atropelo. Caso prefira confeccionar a peça, é recomendável antecipar ainda mais a ida ao alfaiate para fazer a medição, as provas e possíveis ajustes.

Analise o estilo e a formalidade da festa

Enquanto o vestido da noiva é cercado de dedicação, com provas e detalhes, ansiedades e expectativas, o contrário costuma ocorrer no momento de definir o que vestirá seu par. Além disso, nem sempre os homens são ligados nessa questão ou estão dispostos a pesquisar e optar pelo traje adequado à solenidade.

Conhecendo o comportamento dos meninos, o recomendável é que a tarefa seja compartilhada pelo casal. Para fazer bonito, é indispensável vestir de acordo com o estilo e a formalidade do evento. O terno do noivo deve fazer parte da contextualização da decoração; ou seja, estar de acordo com o clima e a história do ritual.

Verifique o horário e local para saber como escolher o traje do noivo

O horário e o local do casamento indicam especialmente quais as cores recomendadas para a roupa do noivo. Se for pela manhã, é melhor usar tecido claro, em bege ou cinza. À tarde, decida pelo traje mais escuro (preto, grafite ou azul-marinho). Já para um casamento à noite, o ideal é apostar na cor chumbo ou no preto.

Cerimônias na praia e no campo permitem roupas mais leves (linho e algodão) e cores claras (bege e cinza). Caso prevaleça a informalidade, o noivo pode optar por uma camisa branca (sem gravata) e uma calça de linho.

Atente para a decoração da cerimônia

A decoração clássica pede um terno nas cores cinza, chumbo ou preto. É importante decidir por um traje com um toque de glamour e sofisticação.

Para o estilo de decoração campestre, é recomendável um terno em tom de cinza, enquanto o estilo vintage permite o uso de colete, suspensórios, gravata borboleta e tecidos listrados ou com estampa xadrez.

Na praia, se for uma cerimônia informal, é permitido usar calça de linho branco, camisa ou bata; se nem tanto, a opção é um terno de linho ou algodão (de cor clara) e camisa sem gravata.

Além do terno, existem mais algumas opções de traje. Uma delas é o smoking, um figurino clássico americano que é usado em casamentos tradicionais e à noite. É muito formal e adequado para uma comemoração de gala.

Outra possibilidade é o fraque. É um traje que faz parte da tradição dos casamentos ingleses e que pode ser vestido aqui no Brasil, quando a celebração é noturna. É absolutamente formal e pouco utilizado pelos noivos brasileiros.

Agora que você sabe como escolher o traje do noivo, é hora de pesquisar o melhor alfaiate, estilista ou loja para providenciar uma roupa que encante os convidados.

Gostou do tema deste post? Aproveite e compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo