AliançasRelacionameto

Tipos de alianças: em qual dedo devo usar cada peça?

Seu relacionamento está firme e você consegue projetar a harmonia dessa união para o futuro. Que ótimo! Assim, nada melhor do que comemorar essa felicidade com presentes que celebrem a caminhada do casal e reforcem os sentimentos de amor e vida em comum. Como sugestão, que tal conhecer os tipos de aliança que simbolizam as diversas etapas de uma relação afetiva?

O uso de uma aliança é a confirmação do compromisso que assumimos com quem amamos. É uma prática que vem da Europa, mas que só as mulheres mantinham. Só depois, é que os homens passaram a seguir a tradição.

Aliança é uma palavra originária do latim alligare, que indica proximidade, união. Sua forma circular é símbolo do eterno, uma vez que não tem começo e nem final.

Por isso, preparamos este post com uma seleção de joias indicadas para períodos específicos de convivência dos amantes. Assim, você escolhe a de vocês e compartilha com a pessoa amada todo o encantamento que uma vida a dois merece. Boa e apaixonada leitura!

Aliança de namoro

A aliança de namoro tem a finalidade de simbolizar um relacionamento estável que pretende ser duradouro. Por esse motivo, costuma ser utilizada quando ambos sentem que a relação está mais séria — o que pode variar muito de casal para casal.

O princípio de um relacionamento duradouro é quando se conquista mais intimidade, se conhece a personalidade do outro nas mais diferentes situações e o casal estabelece uma troca mútua de apoio. Uma aliança de namoro também é uma maneira de externar a felicidade do casal após essa fase inicial — cheia de desafios, alegrias e aprendizados — e, principalmente, representar um sentimento fortalecido um pelo outro.

Como se caracteriza?

Esse tipo de anel costuma ser prateado. É possível apostar em alguns materiais, como ouro branco, prata ou aço cirúrgico. Caso você prefira optar por uma versão mais em conta, escolha alianças banhadas e folheadas.

Apesar dessa tradição da cor prata, também é possível escolher versões personalizadas. De acordo com o gosto e o estilo do casal, considere modelos que contêm fios de ouro ou pequenas pedras brilhantes, por exemplo. A aliança de namoro deve ser utilizada no dedo anelar da mão direita.

Anel de noivado

O anel de noivado faz parte de uma tradição que veio dos Estados Unidos. Essa convenção consiste em presentear a pessoa amada com uma joia ao fazer o pedido de casamento. Apesar disso, no Brasil, é muito comum que a própria aliança de noivado seja usada para selar o casamento.

Como se caracteriza?

O anel de noivado geralmente consiste em uma peça mais estreita com uma pedra em evidência. O mais tradicional é o anel dourado com brilhantes.

Além disso, apesar da tradição, o material da joia é de escolha mais livre. Pode ser em qualquer tom de ouro, desde o ouro branco até o rosê. Já o adorno pode ser uma pedra preciosa ou semipreciosa; ou ainda pérolas, brilhantes e similares.

O anel de noivado deve ser utilizado no dedo anelar da mão esquerda. Porém, pode ser passado para a mão direita após o casamento.

Aliança de casamento

A aliança de casamento simboliza o matrimônio e é uma peça que eterniza a união de um casal. A intenção é que ela seja utilizada para sempre.

Como se caracteriza?

A aliança tradicional de casamento é dourada. Ela pode variar, entretanto, na largura (estreita ou larga), no formato (arredondada ou quadrada nas bordas) e na textura.

As alianças de casamento mais modernas podem conter texturas delicadas formadas por pequenos riscos que dão a impressão de um desenho gravado na joia. Além disso, também é possível optar por peças com aplicações de pequenas pedras ou até fios de prata.

A aliança de casamento deve ser utilizada no dedo anelar da mão esquerda. Existem histórias que explicam que se passa a usar o anel na mão esquerda porque é o mesmo lado em que se encontra o coração.

Aliança de bodas de casamento

Para festejar o “felizes para sempre”, o tempo de matrimônio também é comemorado e tem uma representação própria para cada período. Essa celebração é realizada com as bodas de casamento; e cada uma tem a sua aliança específica.

A palavra bodas também tem origem no latim, votum, que significa “promessa”. Assim, as bodas são uma festa pela perenidade dos votos matrimoniais.

Geralmente, as datas mais lembradas se referem aos 25 anos de enlace, que são as bodas de prata; aos 50 anos, ou bodas de ouro; e às bodas de brilhantes, que comemoram os 75 anos de união.

Contudo, essa celebração pode ser feita ano a ano, com direito à troca de alianças ou joias e à renovação de votos. É fundamental curtir cada um desses instantes e dividir a sua felicidade com a pessoa amada, que é sua companhia de todas as horas. Conheça algumas dessas datas especiais que não podem “passar em branco”.

Bodas de Papel (1 ano de casamento)

É o início de uma relação. Período de muita sensibilidade e de muita inspiração para o casal. A união se abastece de gentileza, compreensão mútua, sabedoria e delicadeza.

Bodas de Madeira ou Ferro (5 anos de casamento)

As eventuais diferenças dos amantes foram deixadas para trás. A união está amadurecida e pode sinalizar um novo momento na vida dos dois; incluindo um novo lar, filhos ou um novo emprego, por exemplo.

Bodas de Estanho ou Zinco (10 anos de casamento)

Tempo bastante para uma grande história de amor, repleta de boas lembranças, de cumplicidades, companheirismo e de consolidação de planos comuns. É o momento de escrever um novo roteiro desse romance.

Bodas de Cristal (15 anos de casamento)

É um momento no qual há oportunidades de refletir sobre as conquistas individuais e a dois; de avaliar as vitórias, aprender com os insucessos e fazer projetos, como esposos, para o futuro.

Bodas de Porcelana (20 anos de casamento)

O matrimônio, movido a amor e cumplicidade, venceu possíveis transtornos e dificuldades e segue firme. O casal caminha unido e mais forte; conta com a força do outro e soma as duas energias para novas conquistas e desafios.

Bodas de Pérola (30 anos de casamento)

As situações difíceis que pretenderam fixar lugar e atrapalhar a relação do casal foram superadas. O amor sai fortalecido e marido e mulher reafirmam o pacto de companheirismo e solidariedade na união.

Para celebrar o tempo de um relacionamento — namoro, noivado, casamento e as bodas de casamento —, você pode realizar uma comemoração simples, como a renovação de votos; ou festejar em uma viagem romântica, com deliciosos jantares e juras de amor. Contudo, o momento ficará ainda mais bonito se você conhecer os tipos de aliança e souber qual a joia apropriada para simbolizar o quanto o outro é importante na sua vida.

Feliz com o tema deste post? Agora que você conhece os tipos de aliança e para quais períodos do seu relacionamento com a pessoa amada são indicados, sugerimos a leitura de outro artigo sobre o assunto: 9 dicas para comprar as alianças perfeitas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo