Casamento

Quer montar um bouquet de noiva perfeito para o grande dia? Confira 4 dicas!

Há muitas teorias sobre o surgimento do bouquet de noiva. Uma delas é que ele era utilizado na idade média para disfarçar os maus odores da mulher, uma vez que, por recomendações médicas e questões religiosas, as pessoas tomavam apenas um banho por ano.

No entanto, no século XIX, na época Vitoriana, os bouquets passaram a adquirir mais sofisticação e um significado mais romântico. Como naquela época não era de bom tom falar abertamente sobre os seus sentimentos, as noivas passaram a usar a “linguagem das flores” para expressar o que sentiam pelos seus noivos.

Seja qual for a verdadeira história, o fato é que essa é uma tradição que nós adoramos. No nosso post, vamos dar 4 dicas sobre como ter um bouquet perfeito para o grande dia. Confira!

1. Conheça os tipos de bouquet de noiva

Para fazer a escolha mais adequada para você, é importante conhecer os diferentes estilos de bouquet de noiva. Para ajudar, listamos abaixo as características de cada um:

Bouquet redondo

Na versão tradicional, podem ser utilizados quaisquer tipos ou cores de flores, no entanto, elas devem ser organizadas de maneira arredondada e com o comprimento entre 30 a 40 centímetros.

Bouquet taça ou crescente

Muito presente nos casamentos rústicos, é o tipo de bouquet de noiva com uma estrutura mais solta e despojada, com as flores arranjadas despretensiosamente, dando a impressão de que foram colhidas naquele momento.

As mulheres mais clássicas podem optar por copos de leite ou rosas selvagens, já as mais modernas costumam combinar diversas flores e deixar o caule à mostra.

Bouquet cascata

Esse tipo de bouquet foi bastante popular nos anos 70 e 80, sendo utilizado majoritariamente em cerimônias noturnas. No entanto, atualmente, as noivas modernizaram o arranjo e passaram a utilizar diversas flores, folhas e outros materiais, de modo que ele vai muito bem nos casamentos diurnos e campestres.

Pelo formato, esse bouquet é indicado para as mulheres altas ou com uns quilinhos a mais, uma vez que ele ajuda a alongar a silhueta. 

Bouquet braçada

Novidade e queridinho do momento, esse bouquet despretensioso é feito para ser utilizado sobre o braço. É indicado para casamentos mais rústicos, boho-chic, campestres e diurnos.

Bouquet de uma flor só

É indicado para as noivas minimalistas, mas, ao mesmo tempo, de personalidade forte. A flor escolhida deve ser grande e marcante para não ficar apagada, como a gérbera, a rosa ou um girassol.

2. Respeite o seu estilo

O bouquet perfeito é aquele que respeita a personalidade da noiva. Portanto, é prudente fazer a sua escolha após ter decidido todos os detalhes sobre o vestido, os acessórios, a data do casório e o estilo do casamento.

Como dissemos no tópico anterior, há diversos tipos de bouquet e cada um deles se encaixa melhor em uma ocasião, logo, você não precisa se sentir obrigada a fazer uma escolha que não a contemple.

Se você fizer mais o estilo despojada e moderna, por exemplo, não faz muito sentido entrar com um bouquet redondo cheio de rosas vermelhas (a não ser que seja a sua preferência).

3. Opte por flores da estação

Optar por flores fora da estação, além de encarecer o bouquet, ainda gera o risco de o adorno estragar no meio da cerimônia.

As tulipas, por exemplo, precisam de temperaturas amenas, logo, não são indicadas para estações muito quentes. Por outro lado, se o seu casamento for no verão, lírios, azaleias, orquídeas, entre outras, são as melhores opções.

4. Conheça o significado das flores

Se você não for muito ligada a flores e não tiver uma preferida, pode fazer sua escolha baseada no significado. Algumas ideias são:

  • dália: significa crescimento;
  • tulipa: significa declaração de amor;
  • coroa imperial: significa majestade e poder;
  • lírio: significa pureza;
  • miosótis: significa fidelidade;
  • gérbera: significa vida e energia.

Ao montar o seu bouquet de noiva, lembre-se: independentemente de qualquer coisa, esse é um momento que deve ser especial para você e deve ser lembrado com afeto por toda a vida, portanto, nada de anular os seus desejos para se encaixar nos padrões dos outros.

Já sabe qual será o seu bouquet de noiva? Conte-nos, aqui nos comentários, qual foi o seu escolhido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo