Relacionameto

5 dicas de como usar redes sociais da melhor maneira

Hoje em dia é que quase impossível lembrar como eram as nossas vidas antes da Internet e, principalmente, das redes sociais. Com o uso de plataformas, como Facebook e Instagram, é muito mais fácil estar sempre por dentro das novidades dos amigos, familiares e de pessoas muito distantes do nosso alcance como é o caso de celebridades mundiais.

O problema está na quantidade de tempo e a maneira de utilização dessas ferramentas. O Brasil, por exemplo, é o terceiro país que mais passa tempo conectado. Os brasileiros gastam em média 51 minutos diários nas redes sociais durante o horário de trabalho. 

Portanto, no post de hoje vamos dar 5 dicas sobre como usar redes sociais da melhor maneira e tirar proveito delas. Confira!

1.Tenha cuidado com as suas opiniões

Nós vivemos em um país democrático faz algumas décadas, no entanto, mesmo assim, não é uma boa ideia sair expondo suas opiniões sobre tudo, principalmente, sobre temas polêmicas ou empregos anteriores.

A maior parte das grandes empresas já visitam as redes sociais dos candidatos a alguma vaga antes de contratá-los, e se encontram posts ofensivos com temáticas racistas, machistas ou xenófobas, por exemplo, a pessoa corre sério riscos de perder a oportunidade de emprego.

E é claro que precisamos ressaltar: discurso de ódio não é opinião, portanto, guarde para você e não corra o risco de ser prejudicado.

2.Não se exponha demais

Se você é daqueles que gosta de postar tudo o que acontece com você, fotos de suas saídas, check-in em cada bar, restaurante ou padaria que entra, posts com indiretas ou ofendendo alguém com quem teve alguma desavença, é melhor você rever a sua atitude.

Como dissemos, muitas empresas costumam monitorar as redes sociais de seus futuros ou atuais empregados para saber se eles não estão mentindo. Então sabe aquela velha história de dor de barriga para não ir trabalhar? Se você postar alguma foto ou se alguém te marcar e seu chefe ver, você pode ser demitido por justa causa.

3.Tire um tempo para ficar offline

Estudos já indicam que o excesso de redes sociais pode causar depressão, ansiedade e FOMO ( fear of missing out, ou, medo de perder algo), principalmente entre os mais jovens. 

Além disso, a sua produtividade também pode ser prejudicada pelas redes sociais, uma vez que elas distraem a atenção de qualquer pessoa. É só parar para pensar quantas vezes você já não se viu distraído rolando sua timeline sem nenhum propósito mesmo quando tinha muitas tarefas para fazer.

Portanto, fique sempre atento com quanto tempo você tem ficado online por dia. Estabeleça alguns momentos do dia para se distrair e faça de vez em quando um detox das redes.

4.Cultive relacionamentos saudáveis

Há um ensinamento que diz que a diferença entre o veneno e o remédio é a quantidade. E isso é perfeitamente aplicável quando estamos falando de Internet. Logo, se você souber como usar as redes sociais, elas podem sim, fornecer muitas coisas boas.

Uma delas é a possibilidade de conhecer uma grande quantidade de pessoas incríveis que você, certamente, não conheceria na vida real. No lugar de ficar procurando confusão e brigas em comentários por causa de futebol ou política, por exemplo, faça parte de grupos com assuntos que você gosta e troque figurinhas com internautas espalhados pelo mundo afora.

5. Foque na qualidade e não na quantidade

Um erro muito comum é dar importância demais para o número de amigos ou seguidores. 

Prefira ter uma rede sólida e de qualidade, que agreguem coisas boas, informações preciosas e boas vibrações, no lugar daquelas pessoas que estão sempre brigando, postando polêmicas e que não fazem com que você se sinta bem.

Suas redes sociais são como a sua casa online, portanto, só aceite e mantenha aquilo que é positivo.

Saber como usar redes sociais é primordial para que você tenha uma vida digital saudável. Não precisa sair por aí deletando todas as suas contas e defendendo a volta da comunicação por pombo correios.

E, se você gostou do nosso post, não deixe de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, YouTube ) e ficar por dentro de mais assuntos como esse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo