CasamentoRelacionameto

6 dicas para os primeiros dias de casados

Enfim, juntos! Unidos sob as bênçãos de todos e prontos para iniciar uma nova vida, outra convivência e diversas expectativas. No novo lar é o momento em que os cônjuges iniciarão a caminhada de integração do casal. Um processo de adaptação que começa nos primeiros dias de casados. Um período fundamental para o fortalecimento e direcionamento da relação.

Mesmo estando unidos desde o namoro, é na rotina diária que o enlace se consolida e se faz duradouro. Como contribuição para a felicidade de ambos, elaboramos este post acerca da vida de recém-casados, abordando como agir em favor de uma convivência saudável e feliz. Boa leitura!

1. Descubra os pontos fracos dos primeiros dias de casados

Apesar das trocas de juras e promessas de viverem felizes para sempre, esposa e esposo podem passar pela indesejável experiência de perceber que os primeiros dias de matrimônio não são um mar de rosas.

Por mais que você conheça a sua cara metade em função do tempo de relacionamento anterior à cerimônia é por meio da convivência e do dia a dia que se descobre mais e melhor sobre os comportamentos e a personalidade dela.

Assim, é preciso prestar atenção nas características e hábitos do outro com sensibilidade, respeito e amor para promover as adaptações necessárias, manifestar o desejo de que determinadas práticas sejam amenizadas ou eliminadas e administrar as eventuais situações de atrito. Ganha o casal e a perenidade da união.

2. Invista no bom diálogo

É uma arte saber morar com alguém, especialmente com uma pessoa com a qual você dividirá as alegrias e tristezas, vitórias e insucessos, sonhos e desânimos, cama e lençóis, televisão e banheiro, o sim e o não.

A dica pode ser resumida em um ditado: “é conversando que a gente se entende”. Adotar o diálogo como forma de solucionar os problemas e as dificuldades cotidianas é uma poderosa decisão para dar leveza à vida comum. Lembre-se de ouvir o outro com toda a atenção.

3. Respeite as opiniões

Nesse espaço compartilhado chamado lar é impossível vivenciar uma competição diária entre os interesses, modos de agir e o certo e errado. Agora é hora de dar início à construção de um jeito novo de ser, individual e coletivo.

Acolha as opiniões e pontos de vista, mesmo que não esteja concordando de imediato. Com a mente aberta, faça uma análise e pondere pacientemente antes de manifestar-se com um entendimento diferente. Não se esqueça de que ninguém convence o outro no grito.

4. Aceite as manias

Depois de tanto tempo de relacionamento, das muitas viagens e momentos de lazer e de intimidade, ainda assim outros costumes não percebidos antes podem dar as caras. Algumas manias podem ser eliminadas; outras devem ser relevadas em nome da cumplicidade e do afeto.

5. Preserve a individualidade

Saber respeitar o outro enquanto indivíduo que tem suas peculiaridades e direito a um “espaço” pessoal significa apostar no bom entendimento e incrementar a força da relação. O casal precisa compreender e garantir a individualidade.

6. Mantenha a chama acesa

Evite que a rotina e as atribulações da vida doméstica e profissional interfiram na qualidade do relacionamento e esfrie o romantismo. Experimente as surpresas de um figurino mais sensual, uma roupa íntima sexy, um cinema e uma pizza, um passeio de mãos dadas (com direito à cumplicidade de contar desejos e revelar fantasias) ou viagens em fins de semana. O casamento comemora e agradece.

Você que ama sabe que o mais importante nesse sentimento é desejar (e fazer o que puder) para a realização e a felicidade do seu amor. Esse processo começa quando os caminhos se cruzam, segue pelos primeiros dias de casados e continua, garantindo que a paz e o romantismo durem para sempre.

Curtiu o nosso post? Para saber mais sobre vida a dois, conheça as 4 dicas indispensáveis para construir um relacionamento saudável!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo