Relacionameto

8 dicas indispensáveis para construir um relacionamento saudável

Para construir e manter um relacionamento saudável em que a alegria, paz e solidez estejam presentes, é necessário investir em alguns bons hábitos.

Sabemos que a convivência entre pessoas nem sempre é uma das tarefas mais fáceis, mas quando há amor, compreensão e carinho, o desejo de ficar juntos é mais intenso. Portanto, é importante estar atento às nossas próprias ações e o quanto elas podem ser benéficas ou prejudiciais para a relação.

No post de hoje, vamos dar oito dicas para que você e seu companheiro sejam um casal feliz. Acompanhe!

1. Respeite um ao outro

Se você já observou um casal feliz, com certeza deve ter percebido que o respeito mútuo é uma característica marcante entre eles.

Saber respeitar as opiniões, gostos e características diferentes é essencial para a construção de um relacionamento saudável. Também é importante compreender os limites e espaço que cada um precisa para manter a sua individualidade.

Muitos relacionamentos acabam, pois em um determinado momento, o respeito simplesmente deixa de existir. Para que isso não aconteça com vocês, é extremamente importante saber preservar esse atributo.

2. Evite dormir brigados

Sei que você já deve ter ouvido falar que uma boa noite de sono é capaz de curar tudo. No entanto, quando falamos de relacionamentos saudáveis, essa premissa não é exatamente verdadeira.

Pesquisas indicam que as nossas lembranças se consolidam enquanto dormimos e que os sentimentos negativos — como a raiva ou decepção — ficam registrados em nossa memória e podem ser facilmente reativados, caso vocês tornem a discutir por algum assunto parecido.

Logo, por mais chato que pareça, tentem sempre resolver os problemas antes do sono para que a superação seja mais fácil. É importante frisar que brigas são inevitáveis até entre os casais felizes, se as discussões não forem frequentes e o respeito prevalecer durante elas, não há nada de errado em seu relacionamento.

3. Tenha momentos para o casal

No início, é bastante comum o casal querer ficar junto o tempo todo. No entanto, com o passar dos anos, essa frequência diminui e acaba se tornando normal a priorização dos afazeres do dia a dia.

Antigamente, os casais tinham que lidar com as responsabilidades familiares, profissionais e domésticas. Agora, além de tudo isso, ainda precisam dividir espaço com os celulares, um grande vilão de muitos namoros e casamentos.

Não se esqueça de reservar um momento para o casal. Seja na hora do jantar ou alguns minutos antes de dormir. Programe uma viagem, um passeio e se lembre de comemorar as datas especiais para vocês, como aniversário de namoro ou casamento.

Portanto, mesmo que sua vida seja muito corrida, elenque suas prioridades e tire algum momento para cuidar da relação.

4. Priorize a parceria e o apoio

Você com certeza já deve ter ouvido o famoso juramento dos casamentos sobre ser fiel na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, certo?

Esse é com certeza um dos grandes ingredientes para um relacionamento saudável. É fácil amar o outro quando ele está bonito, tem sucesso e tudo vai bem. O desafio está em encarar as adversidades junto com o seu parceiro mesmo quando nada parece dar certo.

Independentemente da situação, ponha em prática palavras de incentivo, valorize o outro e mostre que ele pode contar com você. Saiba ouvir e falar no momento certo. Faça um esforço para ajudar o parceiro a se sentir seguro e animado para prosseguir.

5. Demonstre carinho

Todos nós gostamos de receber atenção e carinho. No seu relacionamento isso não deve ser diferente, não é mesmo? Portanto, mostrar para seu parceiro o quanto ele é amado tornará a convivência muito mais prazerosa para ambos.

Sempre que possível, pense em pequenos gestos para que seu parceiro se sinta querido. Demonstrações públicas de afeto, mimos surpresas, ajuda com as tarefas, um beijo ou um abraço quando ele não estiver esperando são atitudes diárias que colaboram grandemente para o bem-estar de qualquer casal.

6. Fale sobre dinheiro

Falar sobre dinheiro é um assunto tão polêmico quanto importante. Os especialistas alertam que um dos motivos mais comuns de separação entre casais é a infidelidade financeira, já ouviu falar sobre isso?

Se esse termo é novidade para você, fique atenta: 58% dos casais já traíram financeiramente. O ato de esconder do companheiro informações sobre dinheiro é um péssimo hábito para quem deseja construir um relacionamento saudável.

Cada casal lida com as suas finanças de modo diferente. Alguns preferem manter uma conta conjunta, outros optam por deixar tudo separado. Independentemente de qual seja o seu acordo, siga sempre o combinado e fale sobre dinheiro quando necessário. Não se esqueça que em um casamento o erro de um pode afetar os dois.

7. Tenham gostos em comum

Em um relacionamento é importante manter a individualidade de cada um. Não é por que ele gosta de futebol que de repente você precisa ser a maior conhecedora do tema. Porém, é importante que vocês tenham interesses em comum.

Caso eles não existam, tentem desenvolver certos gostos que possam ser partilhados e que estimulem a conversa, a vontade de estarem juntos e a sensação gostosa de desbravar coisas novas.

Não é raro vermos casais que gostam de viajar ou apreciam vinhos e acabam criando uma agenda intensa em torno de seus hobbies. É muito mais prazeroso dividir  certos momentos com quem está interessado na mesma coisa que você e não está lá apenas para agradá-lo.

8. Cultive a admiração

Para manter um relacionamento saudável, não deixe de dizer para a pessoa amada o quanto ela é digna de admiração. Elogios são muito importantes para a autoestima e essenciais para manter o afeto e carinho entre casais.

Sabemos que muitas vezes durante a rotina o hábito de reclamar é maior do que o de agradecer, portanto, esteja atenta e sempre tente levantar os pontos positivos do outro. Elogie aquela comida que ele faz como ninguém, o desempenho profissional, como ele se comporta com as outras pessoas, entre outros motivos.

Tomando cuidado com todos esses pormenores, além de colaborar para o crescimento da pessoa amada, você a incentiva a agir da mesma maneira com você e trabalha para o desenvolvimento da relação.

Agora fale para a gente: o que você acha ser importante para construir um relacionamento saudável e duradouro? Conte nos comentários. Ficaremos muito felizes em saber a sua opinião!

Mostrar Mais
Close
Close