Alianças

Afinal, que é ouro branco? Entenda aqui!

Ao escolher as alianças que vão simbolizar o compromisso do matrimônio, além de se levar em conta o estilo dos noivos a decisão também esbarra no tipo de material desse acessório.

Apesar de ser o mais recorrente, não existe imposição para que as alianças de casamento sejam confeccionadas somente em ouro amarelo. Se você considera a possibilidade de sair do tradicional, é importante que você saiba o que é ouro branco. Esse metal é uma excelente opção para os casais que desejam inovar ou ser mais discretos na aparência da joia que lhes acompanhará por muitos anos.

No post de hoje você vai aprender o que é ouro branco e desvendar os seus nobres segredos. Confira!

Entenda o que é ouro branco

Quando nos referimos ao ouro, a primeira lembrança que nos vem em mente é de um metal precioso amarelo brilhante, certo? Entretanto, existem mais duas variações: o branco e o rosé.

O ouro branco surgiu para substituir a platina, material utilizado no passado para confeccionar joias com a aparência prateada. Mas como esse elemento tem um custo mais elevado que o ouro, da junção de outros metais com o ouro amarelo chegou-se ao ouro branco!

Conheça as diferenças entre os tipos de ouro

O quilate é a medida de pureza do ouro. Em seu estado puro, o ouro tem 24k, essa é a medida padrão. Isso significa que todas as 24 partes são compostas integralmente por ouro. Devido à fragilidade do ouro 24k, que pode ser amassado ou dobrado com facilidade, outras ligas metálicas são combinadas para empregar brilho e durabilidade às joias.

O ouro amarelo costuma ter uma pequena adição de cobre em sua composição para ganhar resistência. Já no ouro branco há possibilidade de utilizar paládio, prata, platina ou níquel para se obter joias de coloração prateada e de nobreza equivalente ao ouro amarelo.

Geralmente, a liga do ouro branco é composta por 75% de ouro 24k, 12,5% de prata e 12,5% de paládio, resultando no ouro 18k, o ideal para a produção de alianças refinadas.

Escolha entre o ouro branco ou amarelo

Agora que você já aprendeu o que é o ouro branco e sabe que essa variação do metal é digna de requinte e beleza tanto quanto o ouro amarelo, é hora de levar alguns pontos em consideração antes de fazer a escolha da sua aliança de casamento.

Preferências

Há pessoas que rejeitam o uso de joias douradas por simples questão de gosto. Se você se enquadra nesse perfil é válido decidir-se por alianças de ouro branco. Apesar de bem habitual em anéis de noivado, nada impede a escolha desse tipo de ouro para simbolizar o seu vínculo matrimonial.

Contudo, se você é uma noiva eclética e para você tanto faz o dourado ou a prata, as alianças de ouro branco podem representar discrição no uso da joia pelos casais que não querem abrir mão do glamour. Além do mais, as duas cores podem ser usadas juntas, facilitando a combinação com outros acessórios que você possua.

Manutenção

Peças em ouro branco demandam mais cuidados que o ouro amarelo. A coloração prateada e brilhante do ouro branco é alcançada com o banho de ródio. Com o passar dos anos é necessário fazer manutenção e dar um novo banho nas alianças para revestimento, pois o brilho vai se perdendo devido ao contato com água, cremes e produtos de limpeza.

Em contrapartida, peças em ouro amarelo necessitam de eventuais polimentos para manter o aspecto brilhante por mais tempo.

Investimento

Ao contrário do que se possa imaginar, o ouro branco tem um custo mais elevado que o ouro amarelo, já que é criado a partir da liga com outros metais brancos e revestido com ródio. Como o paládio e a platina são mais caros que o ouro puro, uma aliança desse tipo costuma ter valor mais alto que uma no costumeiro ouro amarelo.

Agora que você aprendeu o que é ouro branco, que tal aproveitar o momento e descobrir 9 dicas para comprar as alianças perfeitas e escolher o anel que melhor combina com o casal?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo