Joias

Alianças com pedras: aprenda a escolher e cuidar dessa joia

As alianças com pedras têm sido a opção de muitos casais na hora de oficializar o matrimônio. Afinal, além de bonitas, conferem sofisticação e muita elegância!

Mas, você sabe o que é preciso considerar para adquirir alianças com pedras e quais os cuidados para garantir a durabilidade das peças? Neste post, você vai ver como escolher as melhores alianças e os principais cuidados com essas joias. Confira!

Como escolher alianças com pedras

Para que as alianças sejam escolhidas corretamente, é preciso considerar três fatores muito importantes: orçamento, estilo e pesquisa de mercado.

Defina o orçamento

O primeiro passo é definir o orçamento disponível para comprar as alianças. É importante lembrar que o casal vai ter outras despesas para realizar o casamento. Então, faça uma avaliação realista e defina quanto pode gastar para adquirir essa joia.

Escolha o estilo das alianças

Depois de definir quanto poderão gastar, é hora de escolher o estilo das alianças com pedras. Existem os exemplares de tamanho discreto (2 mm a 4,5 mm), intermediário (5 mm a 6,5 mm) e largo (7 mm a 9 mm). Além disso, o mercado oferece modelos clássicos (arredondados) ou modernos (exterior reto e achatado).

Pense também na cor do ouro que pretendem usar. O ouro amarelo é tradicional, mas é possível inovar sem perder a delicadeza usando alianças em ouro branco ou até mesmo rosé. Para definir tudo isso, é importante levar em conta o estilo do casal para acertar na escolha.

Pesquise antes de comprar

Antes de comprar as alianças, pesquise bastante! Isso ajuda a encontrar peças de qualidade e com o melhor preço. Também considere o prazo de entrega. O ideal é de 3 a 6 meses antes da cerimônia para que seja possível fazer alguns ajustes, se necessário.

Como cuidar das alianças com pedras

As alianças são joias que devem durar a vida toda, não é mesmo? Por isso, alguns cuidados precisam ser levados em conta. Eles garantem a manutenção do brilho das joias e evitam riscos no metal e danos nas pedras. Anote nossas dicas!

Evite o contato do anel com produtos químicos

Retire as alianças antes de utilizar produtos químicos, como alvejantes, tintas, solventes etc. Além disso, evite contato com o cloro da piscina ou o sal da água do mar. As garras que prendem a pedra no metal podem ser corroídas ao entrar em contato com esses elementos químicos. Isso faz com que a torre se desgaste e ocasione a perda da gema.

Evite fatores de risco

Algumas situações podem colocar as joias em risco ou até mesmo machucar a sua mão. Por isso, retire as alianças com pedras ao realizar afazeres domésticos ou antes de praticar atividades físicas. Também não fique com a aliança se for manusear ferramentas ou carregar pesos. Isso pode amassar ou riscar o metal.

Também evite contato direto com cremes, loções, sabonetes ou qualquer tipo de óleo — esses produtos geram resíduos que se acumulam nas gemas, o que pode deixá-las opacas e engorduradas. É importante evitar também a exposição ao calor e guardar as alianças sozinhas, em um compartimento especial do porta-joias.

Faça a limpeza correta

Para limpar suas alianças com pedras corretamente, utilize água morna, detergente neutro e uma escovinha bem macia. Esfregue delicadamente e enxágue em água morna de novo. Deixe secar em um lenço de papel bem macio. Se a pedra for uma esmeralda, lave apenas com sabão neutro e água fria. Deixe secando em lenços de papel e não esfregue a joia.

Agora você já sabe como escolher e cuidar das alianças com pedras. Percebeu que não é muito difícil? Basta definir o estilo, pesquisar bastante e se organizar financeiramente para adquirir o par perfeito de alianças com pedras. Depois, é só atentar aos cuidados deste post e continuar admirando a beleza dessas joias tão especiais!

Gostou deste post sobre alianças com pedras? Está procurando também por alianças de ouro ou prata? Visite nossa loja on-line! Temos certeza de que vai encontrar a joia perfeita para você.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo