Alianças

Alianças de compromisso: entenda o significado!

Símbolos fazem parte de nossa cultura e marcam momentos especiais de nossas vidas. São diversos os adornos que representam a passagem de uma fase para a outra e as joias, em especial os anéis, são um deles.

Quando uma garota completa 15 anos, por exemplo, e realiza a passagem da vida infantil para a juventude, faz parte da tradição que ela seja presenteada com um anel de ouro ou de prata por seus pais. Já no momento das graduações, quando uma pessoa conclui seus anos de estudo em faculdades e universidades, entram em cena os anéis de formatura — cada curso tem sua combinação de cores, materiais e pedras preciosas.

Porém, sem dúvida, um dos símbolos mais importantes em nossa cultura são as alianças, que demonstram o amor e a ligação existente entre duas pessoas. No post de hoje, vamos falar sobre as alianças de compromisso e como funciona esse costume. Acompanhe:

Quando a aliança de compromisso é usada?

casal se beijando

Como pode proceder o casal que ainda não chegou ou noivado nem ao casamento, mas que, ainda assim, deseja utilizar algo como símbolo de seu amor e união? É nesse momento que as alianças de compromisso entram em cena. Normalmente confeccionadas em prata, elas têm um significado muito especial: por não serem necessariamente uma convenção social, representam o comprometimento espontâneo existente entre duas pessoas.

A palavra “aliança” tem origem na palavra latina alligare, que significa, segundo o dicionário etimológico, “compor-se; ligar-se a”. Oferecer uma aliança de compromisso a alguém significa reafirmar a sua ligação e a sua conexão com aquela pessoa; significa afirmar que, quando juntas, essas pessoas compõem uma à outra.

Aliança de compromisso significa casamento?

Normalmente as alianças de compromisso são confeccionadas em prata, podendo ser ornadas com alguns detalhes, enquanto as alianças de casamento e noivado são feitas em ouro. Porém, a maior diferença entre a aliança de compromisso e a aliança de casamento não está no material que compõe cada uma. Na verdade, elas se diferenciam muito mais pelo significado de cada uma.

Oferecer uma aliança de compromisso a alguém não representa a promessa de um futuro casamento; significa que o momento atual que o casal vive é feliz e importante o suficiente para ser simbolizado por uma aliança. Portanto, o momento ideal para que se comecem a usar tais anéis tem a ver com o sentimento que o casal tem entre si e com a certeza de que, naquele momento, é selado o comprometimento de uma pessoa para com a outra.

Quem deve oferecer a aliança?

casal abraçado

Não há uma regra que diga de quem deve partir a iniciativa de utilizar uma aliança de compromisso. Trata-se de uma questão de bom senso: aquele que sentir que o relacionamento chegou em um estágio de cumplicidade e seriedade, e quiser selar esse momento com um presente especial, como é o caso de uma aliança de compromisso, deve tomar a iniciativa. Para isso, é preciso ficar de olho em alguns detalhes, como descobrir a medida do dedo do parceiro ou da parceira.

E então, entendeu o que significam as alianças de compromisso? Você utiliza, já utilizou ou pretende utilizar esse tipo de joia? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe conosco sua experiência ou suas dúvidas a respeito deste momento inesquecível na vida de um casal!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo