Alianças

Conheça os 5 diferentes tipos de foscos para aliança

Se estava achando que escolher o vestido seria o momento mais desafiador de todo o casamento, você errou! Atualmente, existem várias opções de aliança, que vão muito além do acabamento tradicional das alianças polidas. Assim, essa escolha pode ser bem difícil — mas isso não é motivo para se preocupar!

A vantagem de ter vários modelos e tipos de acabamentos à sua disposição é que isso garante que a aliança com a qual você selará uma das mais importantes etapas da sua vida vai ser do jeito que você quiser.

Muito além da aliança polida — aquela que tem a superfície lisa e brilhante —, existem diferentes tipos de fosco que irão tirar as suas alianças do comum e tornar esse momento ainda mais especial. É importante se lembrar de que o fosco não quer dizer que a peça não tenha brilho ou não seja marcante, mas sim que ela terá características próprias e muito específicas — assim como a jornada que ela representa!

Com tantos estilos diferentes, selecionamos aqueles pelos quais você poderá se encantar, pois dão um charme todo especial à peça e conferem personalidade e estilo.  Conheça e se apaixone pelos diferentes tipos de alianças foscas que você poderá escolher!

Aliança acetinada

O acetinado é um tipo de acabamento intermediário entre o efeito polido, comum na maior parte das alianças pela superfície lisa e o brilho, e o efeito fosco. O resultado, que é conquistado pelo uso do esmeril adiamantado, é um aspecto luminoso, mas não tão brilhante como no caso da peça polida.

fosco acetinado

Escovado com e sem brilho

Escovado, que também é chamado de fosco, é o efeito causado por escovas abrasivas, que deixam a peça com ranhuras superficiais. Elas podem ser feitas em toda a peça ou em alguns detalhes, e podem ser verticais ou horizontais. Existem dois tipos de escovados, o diamantado (que não apresenta brilho) e o com brilho. Saiba mais sobre eles:

Diamantado

O acabamento é feito depois de a peça ter sido escovada. Então, uma ponta de diamante corta o metal, de modo que fique parecendo que a peça está cravejada por diamantes. A textura da peça será a de grãos de areia.

fosco diamantado

Com brilho

Diferentemente do diamantado, as ranhuras desse tipo de escovado conferem brilho à peça. O efeito brilhante é obtido pela ação de escovas com cerdas de aço.

fosco escovado

Jateado

Como o próprio nome indica, essa técnica consiste na utilização de jatos de areia que atingem a superfície do metal, tornando a peça ligeiramente fosca. O diferencial dessa peça é a textura, que se assemelha a uma superfície de areia.

fosco jateado

Craquelado

A apresentação das peças acabadas com o efeito craquelado assemelha-se a um solo seco. Para criar o efeito, a peça é trabalhada em degraus, isso é, é feita uma sobreposição de pedaços diferentes do metal por toda a estrutura metálica.

fosco craquelado

Viu só? Existem diferentes tipos de fosco para dar acabamento às alianças. Ainda está em dúvida e quer dicas para encontrar a aliança perfeita? Então confira nosso post sobre o assunto!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo