Casamento

Casamento no inverno: como planejar uma festa de acordo com essa estação?

Realizar um casamento no inverno, além de ser mais econômico do que em altas temporadas — como no verão e primavera —, oferece um charme a mais para a cerimônia. Além disso, como na Europa e em outros lugares do hemisfério norte é verão, o casal pode garantir uma lua de mel super especial.

Contudo, para isso é preciso considerar a estação do ano nos preparativos de casamento. Se não houver um planejamento, as chuvas e o frio podem ser inconvenientes na logística do evento. Caso contrário, é possível se beneficiar com uma decoração e looks dignos da elegância do inverno.

E aí, pronta para saber como garantir um casamento no inverno inesquecível? Continue a leitura e descubra!

Escolha o lugar certo

Conforme mencionado, o frio dessa época do ano pode ser um aliado para o seu grande dia, e não um inimigo. Isso porque, caso seja um evento noturno, as noites de inverno costumam ser mais estreladas, o que proporciona um momento mais romântico, com a ajuda das estrelas.

No entanto, não deixe de contar com estruturas bem fechadas e aquecimento interno, em que a recepção seja realizada em locais confortáveis e abrigados do vento. Espaços com tetos e paredes de vidro também são um diferencial: permitem que os convidados apreciem a natureza — de noite ou de dia — sem ficarem desconfortáveis com o frio.

Além disso, o clima rústico de casas de campo com detalhes de madeira e tijolos à mostra trazem mais charme ao evento. Ao escolher o local, lembre-se que os menores são mais quentes do que aqueles com tetos altos e sem nenhuma divisória.

Decoração temática

Que tal investir em luzes e velas para criar uma sensação maior de aconchego — além de ser uma decoração barata e fácil? A luz âmbar, por exemplo, proporciona maior conforto. Ou seja, além de aquecidos, os convidados se sentem mais à vontade.

E ainda, se você quiser realmente que os convidados se sintam em casa, aposte em materiais como garrafas antigas, folhagem, galhos e até mesmo aquelas luzes de natal guardadas em casa. Incluir baús de madeiras para colocar as lembrancinhas e utilizar colchas confortáveis para cobrir assentos também aumentam o clima de aconchego.

Caso você possa gastar um pouco mais, instalar uma lareira elétrica também é uma alternativa interessante. Ela serviria como um ponto de reunião dos convidados e, possivelmente, seria um ambiente bastante disputado.

Montagem do cardápio

Muitos costumam achar as comidas de inverno mais saborosas do que em outras estações. Além do mais, em altas temperaturas a fome das pessoas tende a ser maior. Ou seja, é preciso dedicar muita atenção ao cardápio do casamento.

Para isso, inclua diversas receitas como caldinhos, sopas, carne assada, cremes, massas etc. Para beber, escolha uma boa carta de vinhos, o que valoriza o casamento no inverno. Não esqueça de colocar espumantes, whiskys e licores no cardápio para agradar a variedade de convidados.

Escolha do vestido

A máxima de que as pessoas se vestem com maior elegância no inverno deve ser levada muito a sério para o seu casamento. Os vestidos com mangas longas normalmente são os mais disputados. Para a parte de baixo aposte em várias sobreposições. E, ainda, o tecido tafetá protege do frio por ser mais encorpado e é uma boa alternativa para o look das noivas.

Se você curte modelos princesas e/ou sempre quis se casar inspirada em vestidos de séries como Game of Thrones, esse é o seu momento. Afinal, uma cerimônia nessa época do ano também combina com peças brilhantes e ricas em pedraria.

Ou seja, um casamento no inverno pode garantir um maior aconchego e elegância e ainda apresentar um ótimo custo/benefício para que essa data se torne ainda mais especial para você.

Gostou do nosso post? Aproveite a visita ao blog para descobrir também o que não pode faltar no planejamento do casório!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo