Casamento

Checklist de casamento: entenda por onde começar a organizá-lo

O casamento é um momento muito esperado na vida de muitas pessoas. Iniciar uma vida a dois requer amor, companheirismo e dedicação de ambas as partes. E esse ritual de passagem precisa ser bem organizado, daí a importância do checklist de casamento.

É a partir dessa listagem de afazeres que você garantirá que todos os detalhes sairão como o esperado no “grande dia”. Independentemente se você se casará somente no civil ou também no religioso, se haverá uma grande festa em um buffet ou um almoço simples para os familiares, o checklist é necessário.

A ansiedade comum nos meses que antecedem a cerimônia pode acabar fazendo com que detalhes importantes passem despercebidos. É esse passo a passo que evitará que isso aconteça.

Se você entende a importância do checklist de casamento, mas ainda não sabe exatamente por onde começar, continue lendo nosso artigo. Preparamos abaixo uma listagem de itens que podem ser incluídos:

Defina a data do casamento

Você já sabe quando será o casamento? Normalmente, os noivos calculam o tempo de terminarem de organizar a nova casa e marcam a cerimônia para os meses seguintes. Antes de mais nada, é importante chegarem a um consenso sobre a data para só depois começarem a pensar na logística da festa e na forma como tudo será realizado.

Elabore a lista de convidados

A lista de convidados é importantíssima, já que é a partir dela que você definirá o local da comemoração. Uma vez determinado o número de convidados, é possível pensar em um local que possa acomodar confortavelmente e servir a todas essas pessoas.

A ideia é que o seu casamento seja um momento agradável, de confraternização entre familiares e amigos. Portanto, pensar em quem fará parte desse momento deve ser um dos primeiros passos para a elaboração do checklist de casamento.

Reserve o local da cerimônia e da festa

Há noivas que fazem questão de casar-se em determinada data, que seja simbólica de alguma forma para o casal. Se for o seu caso, o melhor a fazer é começar a checar a disponibilidade desse dia.

Você vai se casar somente no cartório? Nesse caso, é mais fácil encontrar a data disponível. Caso opte também por uma cerimônia religiosa, há igrejas mais concorridas que contam com filas de espera que levam mais de um ano.

Se a sua data não estiver disponível, cabe a vocês decidirem se é melhor procurar outro local ou adiar o “grande dia”. Uma vez fechada a data da cerimônia, é importante reservar também o local da recepção e o buffet.

Escolha o vestido e as alianças

Determinada a data, é hora de pensar nos detalhes da noiva. Você pretende comprar o vestido? Alugar? Importar? De qualquer forma, é importante começar a pesquisar preços e disponibilidade. O mesmo vale para o sapato da noiva. Nesse momento, vocês também podem ver as alianças e o salão onde você pretende se arrumar. É importante reservar com antecedência também esses detalhes secundários.

Contrate fornecedores

Os doces e as bebidas estão inclusos no buffet contratado? Caso não estejam, é hora de definir quem vai fornecê-los. O mesmo vale para DJ, iluminação, lembrancinhas, foto e filmagem e quaisquer outros serviços.

É importantíssimo reservar a data também com esses profissionais, visto que cada um tem a sua própria agenda de trabalho. Uma vez feito isso, você estará livre para cuidar dos pormenores.

Percebeu como o checklist de casamento deixa tudo muito mais prático e fluido? Se você gostou deste post, leia também este com curiosidades sobre a aliança de casamento.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
Receba um cupom de desconto de até 17%
Assine para ganhar um cupom de desconto especial e acesso a conteúdo exclusivo do blog.
nós não enviamos spams
Sorteio.

já tem um presente para o Dia dos Namorados?

não? participe do nosso sorteio e concorra a um par de alianças de prata.

2019 (C) todos os direitos reservados
ofertas com até 75% de desconto
é a Black Friday fora de época