Alianças

Como descobrir o número do dedo? Conheça 5 métodos e compre sua aliança!

A aliança é parte essencial na vida do casal que pretende oficializar o compromisso de união e cumplicidade, seja através do noivado ou do casamento. Ela vai muito além de uma bela joia que ostentamos no dedo assim que dizemos o sonoro sim. Mas, como descobrir o número do dedo, a fim de que o anel fique perfeito e não cause desconforto algum?

O processo de fabricação das alianças tem início na separação do material, geralmente, de ouro puro e com a liga de um outro metal. Em seguida, é feita a fundição e a centrifugação para dar o formato de argola ao adereço.

As etapas seguintes são a formação, o torno e a regulação, cujo objetivo é definir o tamanho e a numeração da joia.

A seguir, conheça 5 métodos de como descobrir o número do dedo antes de comprar o par de alianças!

1. Medidor de anel

Uma das maneiras mais precisas de tirar as medidas de alianças é por meio do bastão medidor de anel. Muito utilizada em joalherias, a ferramenta é facilmente encontrada em lojas virtuais e físicas também.

Para manusear o objeto, deve-se colocar um anel que caiba no seu dedo ou no da pessoa amada diretamente no utensílio, para observar o número em que o adereço vai parar. A numeração corresponde ao tamanho exato do aro que deve ser utilizado.

2. Paquímetro

Esse método também é muito usado para descobrir o número do dedo por ser bastante eficaz. O paquímetro é um  objeto utilizado para fazer medições internas e externas, contendo uma régua ou um leitor digital que facilita a leitura da medida. Como ele fica fácil fazer a medição do diâmetro interno do aro da aliança. Depois é só verificar o número correspondente ao aro em uma tabela.

3. Aneleira

A aneleira também é muito utilizada em joalherias e facilmente encontrada em lojas online. Embora seja bastante precisa, é preciso ter o cuidado de escolher o arco que esteja exatamente justo no dedo, uma vez que o peso dos outros círculos pode influenciar no resultado final.

A dica é usar a aneleira tendo como base aros ligeiramente maiores e que apresentem uma dificuldade moderada na hora de retirar a aliança do dedo antes de comprar a joia que será usada para oficializar o relacionamento.

4. Barbante

O barbante é outra opção para descobrir o número do dedo ao adquirir as alianças. Apesar de apresentar uma medida aproximada, o método também consegue ser bem eficiente.

Para iniciar o processo, pegue um pedaço de barbante e dê uma volta na junta do dedo anelar. Em seguida, marque o ponto exato da medida da circunferência e estique o fio sobre uma régua, para verificar o número correspondente à marcação. Então, confira na tabela abaixo a numeração correspondente:

Tamanho do anel Medidas em cm
105,00
115,10
125,20
135,30
145,40
155,50
165,60
175,70
185,80
195,90
206,00

5. Desenho do aro

Apesar do grau de precisão desse método não ser muito alto, é possível obter um bom resultado se a medição for feita de modo cuidadoso.

Ao optar pela técnica de desenho do aro, posicione um anel sobre uma folha de papel e trace a circunferência interna do círculo com um lápis ou caneta de ponta fina. Fique atento para que o lápis esteja exatamente a 90° em relação ao papel. Em seguida, leve a folha na joalheria para verificar a medida mais próxima da esfera desenhada.

Enfim, ao conhecer os métodos utilizados para saber como descobrir o número do dedo, vai ficar mais fácil adquirir as alianças que serão usadas pelo casal. Escolha qual deles é o mais adequado para vocês e compre as joias com tranquilidade e segurança!

Quer saber mais? Confira as dicas de como descobrir a medida do dedo ou aro no post que o Rei das Alianças preparou para você!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo