Relacionameto

Como lidar com o ciúmes e ser mais feliz no relacionamento?

Responda-me uma coisa sobre o seu relacionamento: você quer ser uma pessoa mais segura e não ser tão impulsa, mas se morde de ciúmes? Primeiro, saiba que o sentimento pode ser normal, dependendo do grau de atuação. Quando em excesso, pode haver perturbações para ambas as partes envolvidas. Por isso, é necessário aprender a como lidar com ciúmes.

Afinal, cada pessoa tem sua individualidade e é preciso que isso seja respeitado. Não somos donos dos corpos e das vontades de ninguém. Além do mais, uma pessoa ciumenta demais é aquela que costuma não se achar suficiente para a pessoa amada. Isso pode destruir a relação.

Não é isso que você quer, certo? Então continue a leitura e aprenda algumas dicas essenciais para saber como lidar com ciúmes e ser feliz no relacionamento!

Estabelecer relações baseadas na confiança

A frase que diz que a confiança é a base de qualquer relacionamento pode ser clichê, mas ainda assim é válida. Por isso, é importante questionar a origem de determinados sentimentos como a insegurança. O que leva você a sentir ciúmes e desconfiança? Racionalize esses pontos. Muitas vezes, são os traumas do passado e inseguranças pessoais que geram esse sentimento.

Todo mundo tem sua bagagem emocional, porém é importante que você não deixe essas memorias limitarem o seu relacionamento e impedir a felicidade junto ao seu parceiro(a).

Uma boa forma de atingir esse objetivo é por meio do diálogo. Além de ajudar a organizar as ideias e sentimentos, sofrer calado não resolve os problemas. Na verdade, só acumula sentimentos ruins que podem gerar mais desconfiança.

Cultivar interesses fora do relacionamento

Lembra quando a gente falou que cada pessoa tem sua individualidade e isso precisa ser respeitado? Bom, é fundamental que você mesmo cultive a sua. Afinal, antes de tudo, é preciso se cuidar.

Para isso, invista em hobbies que façam você feliz, como assistir filmes e séries, praticar esportes, ouvir música e ir a festivais sozinho(a), aprender receitas novas ou alguma outra habilidade.

É importante também cultivar amizades fora do ciclo do seu relacionamento. As amizades costumam ser o nosso porto seguro, principalmente quando um namoro acaba, e claro, é preciso está preparado para isso também.

Cuidar da autoestima

Quando você dedica um tempo a si mesmo e desenvolve interesses fora do relacionamento, a sua autoestima está sendo trabalhada. Se você cuidar dela, fica mais difícil se abalar com pensamentos negativos que o ciúmes gera, como ‘’não sou tão bom o suficiente para está com essa pessoa’’.

É importante saber também que mesmo com todos os cuidados para lidar com ciúmes, ele é um sentimento que, em menor ou maior grau, pode surgir. Então aproveite esses momentos para se automotivar e valorizar as coisas que você gosta em si mesmo. Nem que para isso você precise mudar algo, como o corte de cabelo, a forma como se veste, incluir exercícios físicos na rotina etc.

Ou seja, o mais importante ao aprender como lidar com ciúmes é que você reconheça o sentimento, mas não deixe se abater por ele. Aproveite para investir mais em si e seja franco com o seu parceiro(a). Afinal, todos nós temos nossas limitações. Além do mais, se sentir que os níveis desse sentimento extrapolaram, não deixe de procurar ajuda.

Gostou do nosso post? Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso a ele!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo