Casamento

Como planejar um casamento? Descubra aqui!

Enfim o pedido é oficializado e um sim repleto de emoção e felicidade sela o amor entre o casal. Agora é o momento de se preparar para a etapa seguinte. É necessário começar a organizar e saber como planejar um casamento.

Para que o enlace seja perfeito é indispensável dedicar atenção a ele para evitar os atropelos de última hora.

Se você deseja administrar e concretizar um dos seus maiores sonhos, continue a leitura deste post. Ele traz ótimas recomendações para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Saiba como planejar um casamento inesquecível

O casamento é um dos instantes mais marcantes na existência de uma pessoa. A expectativa de ir ao altar é enorme e é imprescindível que tudo saia de forma perfeita.

Como é sempre complexa a produção de um evento como esse, não importa se será uma cerimônia simples ou grandiosa, relacionamos algumas dicas relevantes para você delinear o ritual. Confira!

Faça um planejamento financeiro e defina o orçamento

Cada item representa um custo. Portanto, os noivos devem estabelecer o que desejam, quais as prioridades e o valor que podem despender para tal. Taxas, aluguel de salão, bufê, convites, decoração, vestuário, salão de beleza, dia da noiva e do noivo, fotografia, filmagem e cerimonialista fazem parte da lista de despesas.

Decidido o que se quer e conhecendo o valor de cada escolha, monta-se um orçamento final com os respectivos prazos de pagamento. Lembre-se de não ir além das suas possibilidades para que as contas não atrapalhem a lua de mel.

Defina a data e o estilo da festa

Planejamento exige datas e prazos. Quanto maior a antecedência na contratação dos serviços, melhor. Assim, fixe a data das bodas e, a seguir, escolha o estilo da festa. Ele é que determinará a decoração e seus respectivos valores, o bufê, o figurino dos padrinhos, entre outros detalhes.

Vale lembrar que o estilo é baseado na personalidade do casal. Pode ser de pés descalços na praia ou em um espaço aconchegante com um almoço ou jantar para poucos talheres.

Pesquise o local

Depois da data e do estilo, eleger o lugar do matrimônio é a prioridade. A partir dele é que os demais serviços serão baseados. O local da cerimônia e da festa deve refletir a harmonia entre o par e oferecer conforto e segurança para todos os convidados.

Elabore a lista de convidados e dos padrinhos

É uma tarefa delicada. Novamente, recomenda-se o consenso entre as vontades dos noivos e dos pais com relação à lista. Ela deve ser montada com base na capacidade de recepção do espaço do evento. Priorize familiares e amigos mais íntimos.

Quanto aos padrinhos, não se esqueça de que eles, mais do que pessoas para dar presentes aos nubentes, são muito especiais. Gente que vive o dia a dia do noivo e da noiva e que fazem e farão o que for possível para que os casados sejam felizes para sempre.

Escolha o cardápio

O cardápio deve combinar com o estilo da sua festa. Você pode decidir, por exemplo, por um menu degustação (a comida circula pelo ambiente em pequenas porções e as pessoas se servem); um serviço franco-americano (muito solicitado em casamentos, a comida é servida em um único local e os convidados se servem de acordo com a vontade); ou um jantar com pratos (os presentes ficam sentados e a comida é servida na ordem determinada pelo cardápio).

Além das dicas acima, uma tarefa essencial é a compra das alianças. O ideal é providenciá-las com antecedência. É uma responsabilidade que cabe ao noivo e que ele deve cumprir como prova de carinho e respeito pela amada. Por isso, é preciso decidir com cuidado quem será o fornecedor, verificar a variedade das peças, a qualidade, a experiência e a garantia do produto.

Entender a importância de como planejar um casamento facilita muito a vida do casal no período que antecede a cerimônia. Tudo funciona conforme o previsto, as pessoas se emocionam, fazem elogios e o casal comemora com toda a felicidade que tem direito.

Uma etapa do planejamento muito importante para que o casamento ocorra conforme o esperado é a previsão de custos. Confira a planilha que elaboramos para facilitar esse estágio!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
Sorteio.

já tem um presente para o Dia dos Namorados?

não? participe do nosso sorteio e concorra a um par de alianças de prata.

2019 (C) todos os direitos reservados