Alianças

[DICA] Como limpar e polir alianças de ouro

Polir alianças de ouro para recuperar seu brilho é uma tarefa que deve ser feita com muito cuidado e, principalmente, utilizando métodos adequados para tal. O ouro é um metal macio, e por isso está mais suscetível a riscos e arranhões.

É impossível evitar que riscos apareçam, não é sempre que lembramos de tirar a aliança andes de fazer alguma atividade pesada. Portanto, mantê-los polidos e fazer isso com preservação ao ouro é fundamental para manter a joia conservada.

Você sabe como polir e limpar suas alianças? O post a seguir trará ótimas dicas para você adotar e ter a certeza que sua joia ficará com ótima aparência sem sofrer nenhum dano. Siga a leitura e confira!

Principais métodos para polir alianças de ouro

Antes de fornecer as dicas é importante deixar claro que a limpeza e o polimento não retira arranhões e qualquer outro tipo de avaria no metal. O procedimento garante somente a recuperação do brilho, tirando a opacidade da joia.

Borracha escolar

A borracha escolar é ótima para limpar alianças de ouro e dar brilho. Não existe marca específica, compre a que quiser e passe nela como se estivesse apagando uma sujeira que esteja na joia.

Não se preocupe com a força aplicada, depois de alguns minutos você irá notar que ela vai ficar mais brilhante e os riscos vão ficar cada vez menos perceptíveis.

Creme dental

O creme dental também é um método eficaz de eliminar riscos superficiais, por conta de seu poder abrasivo, além de dar brilho.

Comece passando uma pequena quantidade sobre sua aliança utilizando os dedos (não escove usando escova de dente, isso pode arranha-la), faça movimentos circulares até que a pasta esteja sobre toda a superfície da peça. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com um papel toalha/higiênico ou pano úmido.

Flanela mágica

Apesar de controversa, a flanela mágica funciona, e muito bem. Isso porque ela contém um componente químico com leve teor abrasivo, tal como a pasta de dente, e da mesma forma ele elimina pequenos riscos que causam opacidade.

O pano da flanela ao mesmo tempo dá o brilho na peça. Passe-a sobre as alianças cuidadosamente, não aplicando muita força. Faça quantas vezes achar necessário ou até estar satisfeito com o aspecto da aliança.

Polidor líquido Brasso

Brasso é um excelente produto para limpar e dar brilho, facilmente encontrado em supermercados.

Para utiliza-lo, aplique um pouco do produto em um pano limpo e passe-o durante 30 segundos sobre a aliança. Você notará que o pano vai ficar um tanto quanto encardido, isso é normal.

Em seguida, com um outro pano limpo, passe sobre a aliança também durante 30 segundos aplicando força até ficar polido.

Limpa ouro Monzi

Essa talvez seja a dica mais “profissional” antes do polimento feito em polidora! Monzi é um produto específico para limpeza de joias.

É possível encontrá-lo em alguns sites na internet e no Mercado Livre. Para usar, basta colocar uma medida (especificada na embalagem) do produto em um copo com água e submergir as alianças pelo tempo descrito no rótulo. Em seguida, seque com um pano.

Batom

Esta dica é curiosa, porém muito eficiente, principalmente para recuperar o brilho das alianças, afastando o efeito opaco e embaçado.

Você deve cobrir toda a joia (interna e externamente) com o batom, esfregando-o por toda a área da aliança, usando um algodão ou flanela que não solte pelos. Em seguida, remove o batom esfregando com certa pressão.

Este método pode não ser o mais adequado se sua joia for de um modelo que tenha gravações ou detalhes em relevo, pois você pode encontrar certa dificuldade de remover o batom destas áreas.

Detergente

Você já sabe do efeito do detergente na hora de limpar e dar brilho às suas louças, mas eles também podem ser eficientes na limpeza de metais preciosos como o ouro.

Em um recipiente pequeno, coloque água morna e 5 gotas de detergente. Misture levemente os dois elementos e em seguida deixe a joia dentro da solução por cerca de 15 minutos.

A carbonatação que ocorre na solução desprenderá as sujeiras presas na aliança. Ao retirar do recipiente, escove a joia com uma escova de dente com cerdas macias e depois seque, dando pequenas batidas, em uma flanela.

Amônia

A amônia é recomendada apenas para limpezas profundas, já que a substância pode ser cáustica, causando danos à estrutura da aliança se usada com frequência. Evite-a também para joias que contenham peças em pérolas ou platina.

Misture 6 colheres de água e uma colher de amônia em um recipiente e em seguida misture com cuidado, de preferência usando uma luva. Deixe a aliança na solução durante 1 minuto e retire rapidamente.

Para finalizar a limpeza, enxague a aliança sob água corrente e em seguida seque utilizando uma flanela ou um pano voltado para polimento.

Água fervente

O método com água fervente também é restrito, excluindo as alianças que contém pedras. A mudança brusca de temperatura pode causar danos nestes adereços.

Ferva uma pequena quantidade de água, o suficiente para que a joia seja encoberta. Em seguida, coloque a aliança em um recipiente e depois despeje a água de modo que cubra todo o acessório.

Retire a aliança apenas quando a água estiver fria, pois será sinal que ela já ficou ali por tempo suficiente. Logo após, esfregue a joia com uma escova de dente e seque com um pano de polimento ou flanela.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é excelente para remover o aspecto opaco das alianças e trazer de volta o brilho natural do ouro, que é sua marca registrada. É bem fácil fazer a limpeza com este produto.

Em um recipiente, misture 3 colheres de sopa de sal, 1 litro de água e 3 colheres de sopa do bicarbonato de sódio. Corte um pequeno pedaço de papel alumínio e junte-o à substância.

Coloque a aliança na solução e deixe lá por cerca de 10 minutos. Ao final, seque com uma flanela e observe o brilho da sua joia voltar a ser como antes!

Limpeza com pano seco

Você deve estar achando este método simples demais e, de fato, ele é. Porém, a limpeza com pano seco é voltada exclusivamente para alianças que possuem pérolas presas na sua estrutura.

As pérolas são frágeis e não podem ser expostas a produtos químicos e nem altas temperaturas de água. A única maneira de limpá-la é esfregando cuidadosamente com um pano seco.

Lembre-se sempre que é fundamental respeitar as limitações do tipo de aliança que você tem. As limpezas feitas com produtos químicos devem ser realizadas com um bom intervalo de tempo para que não haja desgaste na joia.

Se as suas alianças foram adquiridas conosco, nossa garantia cobre polimentos ilimitados, basta traze-las para nós e apresentar o certificado de garantia.

Lembrando que ao polir, pequenas frações de ouro se perdem, e ao fazer o polimento diversas vezes a aliança vai afinando. Faz parte do processo.

E aí, gostou das nossas dicas? Agora você já sabe como polir alianças de ouro e poderá sempre manter suas joias bonitas e com muito brilho. Tem alguma dica que você conheça e não viu neste post? Conte-nos nos comentários para que outros usuários também possam saber!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo