Relacionameto

Descubra quais são as 5 linguagens do amor e aprenda a usá-las

Vivemos em um tempo em que a velocidade da informação e da comunicação costuma nos afastar de outras formas de diálogo que não sejam aquelas oferecidas pelo mundo virtual. Assim, em muitos momentos, vamos racionalizando nossas interações e deixando de demonstrar afeto, fragilizando nossos relacionamentos. Por falar em afeto, você sabe quais são as 5 linguagens do amor?

A pergunta despertou seu interesse? Então, aproveite e continue a leitura deste post. Explicaremos quais são essas linguagens e as suas peculiaridades.

Como essas linguagens foram identificadas?

Quem apontou e explicou as 5 linguagens do amor foi o conselheiro de relacionamentos norte-americano, Gary Chapman. A descoberta deu origem ao livro “As cinco linguagens do amor”.

De acordo com Chapman, existem cinco 5 linguagens principais básicas para que o amor possa ser expresso e entendido. Ainda, que cada um de nós possui, desde o nascimento, um modo pessoal de reconhecer, acolher e dar amor. Esses processos de reconhecimento são classificados por ele como “dialetos”.

Apesar de serem 5, o norte-americano diz que você pode desenvolver melhor uma ou duas em relação às demais.

Afinal, quais são as 5 linguagens do amor?

Como cada pessoa tem a sua, tentar mostrar amor por intermédio de certa linguagem para quem possui a sua em particular seria o mesmo que se declarar, em português, para alguém que só entende e fala japonês. Dessa forma, para começar e terminar bem é fundamental reconhecer também qual linguagem é aceita pela pessoa amada para comunicar seu sentimento por ela.

Confira quais são e o que cada uma valoriza na pessoa querida.

1. Toque físico

O toque físico é uma das formas mais potentes da linguagem do amor. Esse contato é primordial em uma relação equilibrada e harmoniosa. Faz muito bem sentir a outra pessoa, tocá-la, vivenciar e retribuir um carinho. No amor, nada melhor que um abraço, beijos, olhos nos olhos, mãos dadas, um cafuné….

2. Palavras de afirmação

O vocabulário do amor é repleto de palavras capazes de sensibilizar e emocionar com toda a força quem você ama. Os amantes sabem fazer uso das palavras corretas, cheias de afeição, tanto para manifestar o que sentem um pelo outro quanto para falar de suas expectativas e desejos. Nada melhor do que dizer e ouvir um amo muito você!

3. Tempo de qualidade

Dedicar um tempo para quem amamos é imprescindível. Tempo para namorar, para conversar, aconchegar, respirar e suspirar a felicidade do amor e da companhia. Um tempo de qualidade compartilhado entre o casal significa demonstração de importância e respeito entre o par.

4. Atos de serviço

Sabe aquela mãozinha, aquela força para ajudar o bem-amado nas suas tarefas? Pois é, eis uma linguagem de amor que é tudo de bom. Dividir com a pessoa querida os afazeres é um gesto de companheirismo e carinho. A cumplicidade agradece e você marca pontos no coração amado.

5. Presentes

Presentes? Evidentemente! Quem é que não gosta de receber um mimo, independente do valor, aquele que esquenta a alma? Uma joia, bicho de pelúcia, flores, uma viagem ou cartão com uma declaração de amor, por exemplo, reforçam os seus sentimentos para com o ente adorado.

Conhecer quais são as 5 linguagens do amor certamente contribuirá para aprimorar e consolidar o seu relacionamento amoroso. Lembre-se de que quem ama não deixa escapar os detalhes.

Agora que você sabe como se comunicar com a pessoa amada, que tal compartilhar essa descoberta com os amigos nas suas redes sociais?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo