Relacionameto

Como controlar melhor suas contas? Veja 4 dicas de educação financeira!

Você já se pegou tendo dificuldades para controlar seus gastos ou poupar recursos para a realização de um sonho? Essa sensação tão desconfortável de viver sempre no limite em relação ao dinheiro pode ser mudada se você seguir algumas dicas de educação financeira.

É preciso deixar bem claro que você não está sozinha nessa. Lidar com dinheiro é uma tarefa árdua para muitas pessoas. No entanto, mesmo que não tenham nos ensinado a administrar nossas finanças desde crianças, isso pode ser mudado se tivermos disciplina e persistência. 

Para ajudá-la a obter sucesso nessa área, separamos 4 dicas incríveis que, se seguidas com seriedade e constância, vão trazer resultados significativos antes mesmo do que você imagina. Ficou curiosa e deseja saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

1. Planeje seus gastos

Quanto ganha? Quais são seus gastos mensais? Você tem alguma dívida? Quanto dinheiro tem guardado? Essas são perguntas que você precisa responder para saber qual é a situação real das suas finanças.

Depois dessa análise, é possível seguir para o planejamento de gastos. Nessa etapa, você precisará entender qual tem sido o caminho percorrido pelo seu dinheiro atualmente (no que você tem gastado ou investido), bem como o que deseja fazer com ele daqui para frente.

Coloque em um papel ou planilha seus objetivos de curto, médio e longo prazo e o que você precisará fazer para atingi-los. Lembre-se de colocar metas realizáveis e que estejam de acordo com a sua realidade.

2. Não seja impulsiva nas compras

Não é novidade que estamos sendo constantemente bombardeados por propagandas e incentivo ao consumo. No entanto, é impossível ter finanças saudáveis se resolvermos comprar tudo o que as mídias (principalmente a internet) nos oferece.

Fuja das compras impulsivas! Pense muito bem na hora de gastar seu dinheiro: faça pesquisa de preços, considere sempre quais são suas necessidades reais e a relevância do item que você pretende adquirir.

Se você tem dificuldades nessa área, a dica é fazer uma lista de desejos e necessidades. Assim, você saberá quais são as prioridades e conseguirá se planejar para conquistar aos poucos aquilo que quer sem comprometer o orçamento.

Depois de um tempo, você poderá até perceber que algumas aquisições são desnecessárias e devem ser riscadas da sua lista. Por fim, a regra de outro: nunca gaste mais do que você ganha!

3. Faça investimentos

Tenha em mente que seu objetivo ao seguir as dicas de educação financeira não é somente gastar pouco, mas também fazer bons investimentos. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter muito dinheiro para começar a aplicar. Você pode iniciar com uma quantia pequena e, à medida que sua situação financeira evoluir, aumentar o investimento.

Não se baseie somente nas informações fornecidas pelo gerente do seu banco. Lembre-se de procurar outras fontes especializadas sobre o assunto e estudar qual aplicação trará melhores resultados para você.

4. Use apps 

A vida é muito corrida para lidar com planilhas ou cadernos de anotação? Os apps de controle financeiro estão aí para ajudá-la! Esses aplicativos, além de organizarem seus gastos e despesas por categoria, geram gráficos que mostram de maneira clara e objetiva a evolução das suas finanças com o passar dos meses.

Não perca tempo! Quanto antes você colocar em prática as dicas de educação financeira, mais chances vai ter de conquistar um futuro melhor. Além disso, sua vida a curto prazo com certeza já se tornará muito mais tranquila e saudável.

Achou o conteúdo útil? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem por dentro desse assunto!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo