Relacionameto

Como controlar melhor suas contas? Veja 4 dicas de educação financeira!

Você já se pegou tendo dificuldades para controlar seus gastos ou poupar recursos para a realização de um sonho? Essa sensação tão desconfortável de viver sempre no limite em relação ao dinheiro pode ser mudada se você seguir algumas dicas de educação financeira.

É preciso deixar bem claro que você não está sozinha nessa. Lidar com dinheiro é uma tarefa árdua para muitas pessoas. No entanto, mesmo que não tenham nos ensinado a administrar nossas finanças desde crianças, isso pode ser mudado se tivermos disciplina e persistência. 

Para ajudá-la a obter sucesso nessa área, separamos 4 dicas incríveis que, se seguidas com seriedade e constância, vão trazer resultados significativos antes mesmo do que você imagina. Ficou curiosa e deseja saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

1. Planeje seus gastos

Quanto ganha? Quais são seus gastos mensais? Você tem alguma dívida? Quanto dinheiro tem guardado? Essas são perguntas que você precisa responder para saber qual é a situação real das suas finanças.

Depois dessa análise, é possível seguir para o planejamento de gastos. Nessa etapa, você precisará entender qual tem sido o caminho percorrido pelo seu dinheiro atualmente (no que você tem gastado ou investido), bem como o que deseja fazer com ele daqui para frente.

Coloque em um papel ou planilha seus objetivos de curto, médio e longo prazo e o que você precisará fazer para atingi-los. Lembre-se de colocar metas realizáveis e que estejam de acordo com a sua realidade.

2. Não seja impulsiva nas compras

Não é novidade que estamos sendo constantemente bombardeados por propagandas e incentivo ao consumo. No entanto, é impossível ter finanças saudáveis se resolvermos comprar tudo o que as mídias (principalmente a internet) nos oferece.

Fuja das compras impulsivas! Pense muito bem na hora de gastar seu dinheiro: faça pesquisa de preços, considere sempre quais são suas necessidades reais e a relevância do item que você pretende adquirir.

Se você tem dificuldades nessa área, a dica é fazer uma lista de desejos e necessidades. Assim, você saberá quais são as prioridades e conseguirá se planejar para conquistar aos poucos aquilo que quer sem comprometer o orçamento.

Depois de um tempo, você poderá até perceber que algumas aquisições são desnecessárias e devem ser riscadas da sua lista. Por fim, a regra de outro: nunca gaste mais do que você ganha!

3. Faça investimentos

Tenha em mente que seu objetivo ao seguir as dicas de educação financeira não é somente gastar pouco, mas também fazer bons investimentos. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter muito dinheiro para começar a aplicar. Você pode iniciar com uma quantia pequena e, à medida que sua situação financeira evoluir, aumentar o investimento.

Não se baseie somente nas informações fornecidas pelo gerente do seu banco. Lembre-se de procurar outras fontes especializadas sobre o assunto e estudar qual aplicação trará melhores resultados para você.

4. Use apps 

A vida é muito corrida para lidar com planilhas ou cadernos de anotação? Os apps de controle financeiro estão aí para ajudá-la! Esses aplicativos, além de organizarem seus gastos e despesas por categoria, geram gráficos que mostram de maneira clara e objetiva a evolução das suas finanças com o passar dos meses.

Não perca tempo! Quanto antes você colocar em prática as dicas de educação financeira, mais chances vai ter de conquistar um futuro melhor. Além disso, sua vida a curto prazo com certeza já se tornará muito mais tranquila e saudável.

Achou o conteúdo útil? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem por dentro desse assunto!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
Receba um cupom de desconto de até 17%
Assine para ganhar um cupom de desconto especial e acesso a conteúdo exclusivo do blog.
nós não enviamos spams
Sorteio.

já tem um presente para o Dia dos Namorados?

não? participe do nosso sorteio e concorra a um par de alianças de prata.

2019 (C) todos os direitos reservados
ofertas com até 75% de desconto
é a Black Friday fora de época