Alianças

Diferenças entre a aliança de noivado e aliança de casamento

Todo mundo sabe que, por mais romântica e glamourosa que seja a ideia do casamento, ela envolve também muito planejamento e organização dos envolvidos. Cada escolha é feita com amor e atenção para garantir que tudo saia perfeito (ou, pelo menos, quase perfeito).

Um dos momentos mais marcantes é a escolha da aliança de casamento. Ou será que deve-se escolher primeiro a aliança de noivado? Você sabe a diferença entre as duas?

Acompanhe o post de hoje para entender as diferenças entre a aliança de noivado e a de casamento e saber quando usar cada uma!

O significado da aliança

Vamos começar entendendo a semelhança entre os dois tipos de aliança, para depois compreender suas diferenças. A palavra aliança deriva do latim alligare, que significa união ou proximidade. Hoje em dia, as alianças são usadas para simbolizar um compromisso entre duas pessoas, sejam elas casadas ou não.

Mas essa moda não é de hoje. Várias civilizações antigas já usavam o anel como símbolo de união e tinham diferentes crenças em relação a ele. Por exemplo, para muitos o anel representa a eternidade da união, pois o círculo não tem começo e nem fim.

Também há quem mantenha a tradição de usar a aliança no dedo anular da mão esquerda porque por ele passa a “veia do amor”, que o liga ao coração. Dentre as diversas crenças, significado mais comum de ser atribuído ao anel em diversas culturas é o de promessa pública para se cumprir o compromisso.

Aliança de noivado

Anel de noivado

Nós aqui no Brasil costumamos ter mais dúvidas em relação ao anel de noivado, pois seu uso não é muito difundido no país. O anel de noivado é a joia que representa o pedido de casamento e que, geralmente, é oferecida à mulher após a tão esperada pergunta: quer casar comigo?

Tradicionalmente, a partir do pedido de casamento, a mulher usa o anel de noivado no dedo anelar da mão direita, até o dia do casamento. O legal desse anel é que, além dele ser uma representação física do futuro casamento, ele também serve de memória para o momento do pedido.

Todo mundo sabe bem a cara de um anel de noivado, não é? Anel solitário com uma pedra em destaque projetada, que costuma ser um diamante (indestrutível, como o amor de vocês).

Aliança de noivado

O conceito de aliança de noivado é melhor compreendido por nós brasileiros. O que acontece aqui é que muitos casais escolhem usar as alianças assim que começam o noivado. Durante esse período, usam as alianças na mão direita e, quando casam, passam para a esquerda.

É a mesma aliança usada em momentos diferentes para simbolizar compromissos diferentes.

Aliança de casamento

A aliança de casamento é a representação física dos votos do casamento, que envolvem sentimentos de amor, fidelidade, comprometimento, eternidade e cumplicidade.

A intenção é que ela seja colocada no dedo anelar da mão esquerda dos noivos e permaneça ali pelo resto da vida. Por isso, ela deve ser muito bem escolhida. Ao contrário do anel de noivado, a aliança de casamento geralmente é escolhida pelo casal, que busca algo que represente seus gostos e sua relação.

As alianças mais tradicionais são aquelas feitas de ouro amarelo e liso. Mas isso não significa que vocês não podem inovar. Atualmente, muitos casais buscam modelos diferenciados e até personalizados para o momento do “sim”.

Quem diria que um anel poderia ter tantos significados e emoções? O que importa é que a aliança escolhida por vocês seja a representação do seu amor, como ele é.

E aí, gostou dessas curiosidades sobre as alianças? Então aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber nossas atualizações direto na sua caixa!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo