Alianças

Entenda por que a prata escurece

Se você usa ou já usou alguma joia de prata, sendo ela aliança, colar ou pulseira, muito provável que ela tenha escurecido em questões de dias ou mesmo meses de uso. Há relatos de prata escurecendo minutos depois após usá-las.

Esse é um processo químico comum que acontece com a prata, que fique claro, que independe do organismo do usuário.

Se a sua joia de prata não escureceu, talvez seja ideal visitar a loja que comprou para questionar a qualidade do produto, há 99% de chance de o produto não ser de prata.

Vamos entender por que a prata escurece

Por que a prata escurece?

A prata só escurece devido a um único motivo, enxofre.

O enxofre está presente no nosso dia a dia, desde os gases vindos da queima do combustível dos carros, aos produtos de beleza que tem o elemento em sua composição.

Este elemento em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura.

O suor também auxilia no escurecimento da prata, composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos, o suor ajuda a joia a se misturar com o gás de enxofre, formando a camada escura sobre a peça.

E o ácido úrico?

Se você já reclamou na joalheria onde comprou sua joia de prata dizendo que ela escureceu, a resposta que você recebeu provavelmente foi a de que o ácido úrico do seu organismo fez isso com o produto.

Isso não deixa de ser uma verdade, o alto nível de ácido úrico no organismo interfere diretamente na prata.

O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo. Segundo o Dr. Drauzio Varella ela surge como resultado da quebra das moléculas de purina; proteína contida em muitos alimentos, por ação de uma enzima chamada xantina oxidase.

Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

Dentro de todo esse conceito científico o que precisamos entender é que a alta concentração dessa substância no organismo causa o escurecimento da prata, além é claro de alguns problemas de saúde, como: dores nas articulações, especialmente nos membros inferiores (joelhos, tornozelos, calcanhares e dedos dos pés), aumento da probabilidade de problemas renais e segundo estudos recentes do Instituto do Coração de São Paulo mostram que níveis elevados de ácido úrico no sangue aumentam o risco de desenvolver acidentes cardiovasculares.

Como evitar o escurecimento da prata?

Agora que já conhecemos o agente causador, vamos aprender as 8 melhores práticas para evitar o escurecimento da sua joia e manter sua beleza por muito mais tempo. Continue lendo o texto até o fim!

1. Evite utilizar joias de prata ao mexer com produtos químicos

Quando for se dedicar as tarefas domésticas — lavar louças, roupas ou dar faxina na casa — tome o cuidado de retirar suas joias de prata e guardá-las em local seguro.

O contato das joias com os produtos químicos pode causar danos e para garantir o uso correto não manuseie sabão, detergente ou qualquer outro produto químico utilizando uma aliança de prata, por exemplo, pois eles são altamente prejudiciais a sua joia.

2. Ao dormir, tire-a e enrole num papel higiênico

Apesar de não suarmos tanto enquanto dormimos, a produção de ácido úrico é contínua, retire aliança, brincos e correntes antes de se deitar e enrole-as em um pedaço de papel higiênico para evitar que a prata escureça e garanta que a sua joia continue impecável por mais tempo.

3. Armazene sua joia em prata em um local seco e arejado

Manter o simples cuidado de guardar suas joias de maneira correta vai proporcionar beleza duradoura e ainda as deixarão com aspecto de recém-compradas, mesmo um longo período após a aquisição.

Como a umidade também é uma das razões por que a prata escurece, ao armazenar seus adornos escolha um local limpo e seco, longe da exposição solar e da umidade. Uma boa ideia é optar por porta-joias ou caixas organizadoras, preferencialmente revestidos com veludo ou outro tecido, para manter as peças em segurança.

5. Guarde cada item separadamente

Seria bastante desagradável se porventura você encontrasse a sua aliança de compromisso riscada, não é mesmo? Para evitar esse desapontamento o aconselhável é guardar cada peça separadamente.

É indicado guardar brincos, anéis, relógios e correntes em compartimentos isolados ou utilizar saquinhos individuais confeccionados em tecidos macios para impedir o atrito com outros acessórios, o que pode ocasionar os temidos riscos e outros danos.

6. Distancie-se do contato com cosméticos

Passar por uma sessão de beleza é revigorante e indispensável para manter a autoestima elevada. Sempre que for fazer um procedimento químico no salão ou aplicar algum cosmético em casa, como perfume, cremes e maquiagens, não deixe que a prata dos seus acessórios tenha contato com os produtos.

Evite usar brincos colares e anéis nessas situações e ao passar cremes e perfume sobre o corpo, espere o cosmético secar completamente antes de colocar suas joias a fim evitar que estraguem ou manchem.

7. Não entre no mar ou piscina usando acessórios de prata

Se você não abre mão de usar peças de prata na praia ou à beira da piscina é preciso seguir algumas recomendações para não se frustrar depois.

Tanto a água do mar quanto o cloro são agentes relacionados ao por que a prata escurece. Para evitar que isso ocorra não entre no mar ou na piscina utilizando as joias, visto que elas podem ter as características originais alteradas, ser corroídas e se tornar opacas.

8. Dê um banho de ródio

Como já aprendemos nesse texto a prata é um metal nobre com muita sensibilidade as reações químicas, o que acaba influenciando no seu escurecimento. Para reverter esse estado é comum recorrer a algumas técnicas com o intuito de prolongar a vida útil das joias.

O ródio é um elemento químico da família da platina, possui alta resistência a riscos e oferece uma camada extra de proteção contra a oxidação. O banho de ródio é um processo de acabamento das joias de prata que tem também como função deixá-las brilhando.

Se achar apropriado, procure uma joalheira de confiança para solicitar o serviço. Mas atenção, o efeito do banho não é permanente e precisa ser refeito de tempos em tempos!

Como limpar alianças e joias em prata?

A maneira mais prática de limpar a sua joia em prata é utilizando creme dental, o flúor presente na pasta é um excelente para dissolver a camada escura na peça. Utilize uma boa quantidade de creme dental, espalhe utilizando os dedos e com um papel higiênico tire o excesso e enxague em água, secando bem logo em seguida.

Infelizmente é inevitável impedir o escurecimento da prata, porém, agora que você sabe por que a prata escurece e tem 8 dicas para evitar essa consequência, possivelmente você já deve ter chegado a conclusão que investir em uma joia de prata é um bom negócio, basta manter os cuidados apropriados. Quer conhecer outras dicas? Aprenda a como limpar e polir alianças de prata!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo