Relacionameto

5 maiores erros no relacionamento que você precisa evitar

Relacionar-se afetivamente, apesar de muito prazeroso, não é uma tarefa fácil. Um casal tem histórias de vida e percepções de mundo diferentes. Cada pessoa foi criada de uma maneira distinta e desenvolveu certos comportamentos e valores, e nem sempre eles são compatíveis com os do par.

Mas é possível evitar uma série de erros no relacionamento para fazer a convivência ser mais harmoniosa e saudável. Afinal, se duas pessoas se amam, é natural que elas queiram que a relação dê certo, não é mesmo?

Confira nossa lista do que não fazer no relacionamento, seja no começo, quando erros são comuns por falta de experiência, ou mais adiante, quando muitas vezes o comodismo impera.

1. Fingir ser outra pessoa

Essa é uma maneira recorrente de sabotar um relacionamento sem perceber. Muitas vezes, principalmente na fase inicial da conquista, uma pessoa finge ser aquilo que não é para agradar a outra parte. Começa com algo que parece insignificante aqui, outra anulação ali, mas o preço é muito alto.

Relacionamentos evoluem e ninguém consegue sustentar uma máscara por muito tempo, mesmo que ela seja, a princípio, fruto de uma intenção positiva: a de atender às expectativas do outro. Antes de tudo, devemos cultivar o amor-próprio, e isso significa se entender como uma pessoa a ser amada com todas suas qualidades e defeitos.

2. Contar mentiras

As mentiras são um dos erros no relacionamento mais letais. Elas desgastam, pouco a pouco, a história de um casal, sejam elas descobertas ou não. A transparência e a confiança são a base de qualquer relação, e a mentira coloca isso em xeque.

Reflita sempre: qual a necessidade de mentir? Comece eliminando aquelas mentirinhas que se justificam como “inofensivas”, mas que escondem problemas maiores. Se você não pode dizer que saiu com um grupo de amigos com tranquilidade para seu parceiro ou parceira, há um problema no seu relacionamento.

Quanto às mentiras que encobrem traições, faça uma reflexão: se for para sistematicamente trair a confiança da outra pessoa, para que se relacionar com ela?

3. Deixar a rotina engolir o casal

Esse é um erro que muitas vezes passa despercebido e quando um casal o identifica, pode ser tarde demais. A convivência pode fazer com que as duas partes deixem a rotina tomar conta e parem de surpreender um ao outro positivamente.

Para que isso não aconteça, busque sempre fazer coisas diferentes, prezar pela diversão, mudar o local que vocês costumam jantar, viajar para um lugar que vocês nunca foram. Certamente vai valer a pena!

4. Querer que a outra pessoa mude

Se você ama uma pessoa, ama o pacote que ela é, com qualidades e defeitos. Desde que esses defeitos não sejam incompatíveis com seus valores, tudo é contornável. Acolher a outra pessoa em sua plenitude é o segredo.

O restante pode ser conversado, desde que as duas partes se abram. Sempre pense que se você tem orgulho de ser quem é e não gostaria que ninguém tentasse te mudar, não é justo fazer isso com outra pessoa.

5. Brigar por coisas bobas

O cotidiano do casal, quando tomado por brigas bobas, vai aos poucos ficando desgastante. O que é pequeno pode tornar-se algo imenso e a bola de neve tende a afastar as pessoas.

A todo momento, avalie se compensa discutir por aquilo ou se é melhor deixar passar. O orgulho não é amigo de quem preza pelo relacionamento saudável. Você não precisa estar certo ou certa sempre.

E então, concorda com nossa lista dos 5 maiores erros no relacionamento que devem ser evitados? Na dúvida, sempre se coloque no lugar da outra pessoa e avalie se gostaria que ela agisse com você da mesma forma que você age com ela.

O diálogo também é fundamental, bem como a flexibilidade. No mais, vida longa ao casal! Que tal conferir nosso artigo especial com 4 dicas infalíveis para pedir alguém em namoro?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo