Alianças

Está com a aliança apertada? Saiba já o que fazer!

Se você já ficou com um anel preso em seu dedo, sabe como essa situação pode ser desesperadora e muito desconfortável, não é mesmo? No entanto, é muito comum que uma aliança que inicialmente era do tamanho adequado torne-se com o passar do tempo uma aliança apertada.

A joia fica mais justa porque, mesmo que não percebamos imediatamente, nosso corpo passa por constantes alterações. Elas vão desde inchaços em dias muito quentes e aumento de peso até mudanças causadas por uma gravidez ou doença que afete os dedos e articulações.

Essa pode até parecer uma questão simples e sem importância, mas lembre-se de que um anel muito apertado pode causar, além de incômodo e desconforto, lesões na pele e prejuízos à circulação sanguínea na região.

Separamos algumas dicas úteis para ajudá-la a saber qual é a melhor saída para aquela sua aliança apertada. Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

Procure um profissional

Se você percebe que seus dedos aumentam e diminuem de tamanho conforme as mudanças de temperatura, a dica é ficar bem atenta e retirar a aliança antes que eles cheguem ao seu ponto máximo de inchaço. A joia poderá ser usada normalmente depois que as dimensões dos dedos voltarem ao normal.

Caso tenha sido pega de surpresa e já não consiga mais retirar o anel, o melhor a fazer é procurar um profissional. Os ourives possuem ferramentas específicas que, além de removerem de maneira segura a aliança apertada, preservarão o máximo possível da sua joia.

Se você não conhece nenhum ourives, pode buscar por esse serviço diretamente em uma joalheria de sua confiança. A remoção da peça geralmente é feita de forma simples e rápida.

Avalie se é possível ajustar a aliança

Seu dedo realmente mudou de tamanho e a aliança já não serve mais? Então é hora de ajustar as medidas do seu anel. Se a sua joia é de ouro ou outro metal que o joalheiro consegue trabalhar e possui uma base lisa, livre de pedras e outros detalhes, temos uma boa notícia para você: provavelmente ela pode ser ajustada sem grandes problemas e não será preciso desapegar-se da peça.

Existem joalherias especializadas que conseguem refazer as alianças que contêm desenhos e inscrições personalizadas. Essa é uma ótima alternativa para salvar aquela peça tão querida e até mesmo fazer alterações no modelo, caso seja do seu interesse.

Já os anéis com diamantes que ocupam toda a circunferência infelizmente não podem ser ajustados. Nesse caso, o ideal é procurar uma nova joia que agrade esteticamente e seja de um tamanho adequado para seu dedo.

Antes de tomar qualquer decisão, ouça a opinião do profissional, pois somente ele saberá dizer com precisão o que poderá ou não ser feito em sua aliança.

Vai casar e deseja evitar ao máximo sofrer com o problema da aliança apertada? Escolha com cuidado o modelo da sua joia, procure por anéis com acabamentos que proporcionem conforto durante o uso e certifique-se de que a peça eleita está com as medidas corretas do seu dedo.

Gostou das nossas dicas? Que tal assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades? Assim, você receberá as atualizações diretamente na sua caixa de entrada!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo