Casamento

Flores para casamento: veja 5 opções e seus significados

Para que tudo saia perfeito na celebração de um casamento, é preciso pensar com carinho em cada etapa: orçamento, convidados, padrinhos, alianças, decoração, e assim por diante. Entre tantos detalhes, uma decisão importante para a festa pode acabar não recebendo a devida atenção: a escolha das flores para casamento.

Para ajudar você na hora de definir a flor ideal para a sua decoração, apresentamos neste post algumas das preferidas para casamentos e quais são os seus significados. Boa leitura!

Invista no destaque das espécies

Elementos encantadores da natureza, as flores trazem beleza e charme para os ambientes e as comemorações, especialmente ao casamento. Elas potencializam o décor e realçam o clima e o tema da solenidade. Oferecem uma sensação de acolhida, de compartilhamento e de felicidade, com suas cores e seus aromas.

Confira a nossa lista com 5 opções entre as mais utilizadas!

1. Rosa

A rainha das flores é o símbolo do romantismo, da sensualidade, da paixão e do amor. Reconhecida por sua beleza e perfume, significa também a união. O seu botão representa o mistério da vida.

2. Tulipa

É uma flor com muito charme e de coloração variada. Por isso, cada cor tem uma significação: as roxas são símbolo da tranquilidade; as vermelhas, do amor intenso; as laranjas, da vitalidade; e as brancas, da inocência.

3. Copo-de-leite

É um dos grandes clássicos da decoração floral de casamentos. Essa flor evidencia uma personalidade afável e delicada. Representa a paz, a inocência e a pureza.

4. Cravo

É uma flor de grande variedade. É simples, elegante e resistente. Está relacionada à entrega e à liberdade. Na Renascença, era sinônimo de fidelidade dos noivos. O cravo branco quer dizer boa sorte, inocência e amor puro; o vermelho significa paixão, amor, respeito e admiração; e o rosa representa a gratidão e a felicidade.

5. Gérbera

A gérbera tem uma grande diversidade de cores e cria um clima de delicadeza e colorido ao casamento. Está associada à alegria e à simplicidade. Simboliza ainda a beleza de viver, a energia positiva e o sucesso.

Saiba escolher as flores para casamento

Para que tudo fique exatamente do jeito que você deseja, é necessário levar em consideração determinados fatores quando for escolher as flores do casório. Conheça os principais.

Tipo do casamento

Se o seu casamento for estilo clássico, as opções mais recomendadas são copos-de-leite, tulipas, rosas, lírios, orquídeas e peônias.

Para uma celebração campestre e ao ar livre, a decoração deve privilegiar cravos, margaridas, gérberas e girassóis.

Agora, caso o evento seja na praia, prefira margaridas, girassóis, lírios e astromélias. Essas espécies são mais resistentes às altas temperaturas do litoral.

Estação do ano

Como cada estação do ano tem suas flores mais específicas, é fundamental que você decida por aquelas que são comuns na época da celebração. Escolher tipos de fora da estação pode significar preço mais alto e risco de que não estejam tão bonitas quanto sua festa merece.

Horário do casamento

Outro fator relevante é o horário. Casamento durante o dia pede espécies mais claras e coloridas. Em situação de exposição ao sol, escolha as mais resistentes.

Aprenda como reaproveitá-las

Terminada a festa, as flores costumam ser recolhidas e jogadas no lixo. Entretanto, você pode fazer diferente e dar outro destino para elas, como:

  • fazer uma doação para hospitais, casas de repouso, igrejas e outros locais criados exatamente para recebê-las;
  • presentear amigos e familiares;
  • oferecer para casais que não têm como bancar a decoração das suas celebrações.

Agora que você conhece algumas das principais flores para casamento e o que elas simbolizam, fica mais fácil cuidar do planejamento e dos preparativos para aquele momento inesquecível da sua vida e da pessoa amada.

Gostou deste post? Para ficar por dentro de assuntos ligados a casamento, siga o Rei das Alianças nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo