Casamento

Guia de casamento: saiba como planejar e o que não pode faltar

Este guia de casamento reúne tudo o que é preciso para essa data tão especial ser como você sempre sonhou. A ideia é orientar e ajudar você a manter um controle sobre cada setor, além de impedir que situações desagradáveis e estressantes aconteçam, como uma irregularidade na iluminação ou problemas com os fornecedores.

Vale lembrar que planejamento, organização e paciência são pontos fundamentais para assegurar a realização de um evento dos sonhos. Ficou interessada? Então, aproveite as dicas imperdíveis deste guia de casamento para que seu grande dia seja perfeito!

Inicie o planejamento com antecedência

Os preparativos para o tão sonhado casamento devem começar cedo. Com pelo menos 12 meses de antecedência, o casal já precisa reunir informações básicas.

Nesse período, é importante decidir a data do casamento, que pode ter um significado simbólico ou ser escolhida para atender às necessidades do casal. Por exemplo, ter um local próprio para morar ou realizar o sonho de passar a lua de mel em determinado lugar e em uma data específica.

Também é a hora de ver qual é o orçamento total disponível, pois ele vai direcionar a escolha dos outros detalhes.

Escolha o estilo do evento

Antes de decidir o local, a decoração e até mesmo o buffet, é imprescindível definir qual será o estilo do casamento. O primeiro passo é determinar:

  • se haverá somente a cerimônia civil ou se também terá a religiosa;
  • se o casamento deve acontecer durante o dia ou durante a noite;
  • se a festa vai ser no mesmo dia da cerimônia civil ou em outra data;
  • se será uma comemoração para muitas ou poucas pessoas;
  • e se vai ser um evento formal ou informal.

Assim, você consegue definir o estilo do local e usar informações relacionadas a isso para tomar outras decisões. Casamento clássico, moderno, rústico, romântico e intimista são algumas das opções mais comuns.

Conte com a ajuda de profissionais

Organizar um casamento sozinha é uma tarefa que causa estresse, cansaço e até mesmo desmotivação. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de profissionais do mercado.

Hoje em dia, existem pessoas e empresas aptas para auxiliar você em cada detalhe. Esse suporte pode ser útil somente para a decoração, por exemplo, ou para a organização em geral (desde a iluminação até o serviço de buffet), como é o caso dos cerimoniais.

Vale mencionar, ainda, que toda a documentação e os requisitos para a realização da cerimônia também devem estar em dia. Se necessário, conte com a ajuda de uma assessoria ou de uma consultoria de casamentos para que tudo saia como o planejado.

Faça a reserva do local

Tanto a cerimônia civil quanto a religiosa exigem espaços específicos para serem realizadas. Como o planejamento será feito com antecedência, você consegue visitar lugares diferentes e comparar os orçamentos.

Se você optar por fazer uma cerimônia na igreja, por exemplo, dá tempo de escolher a dos seus sonhos ou a que marcou a sua vida de alguma forma. É importante apenas conhecer as políticas da casa, como em relação ao número de convidados que é permitido ficar no altar e à tolerância de atrasos.

Também procure saber se você tem a liberdade de escolha dentro da igreja ou se são as pessoas de lá que decoram o espaço, escolhem a música e até mesmo a cerimonialista.

Agora, para escolher o lugar onde vai ocorrer a recepção dos convidados, o ideal é conhecer mais de um ambiente. Analise o tamanho do espaço, verifique se o local consegue atender o casamento mesmo com imprevistos (como uma chuva) e certifique-se de que ele supre as suas necessidades e desejos pessoais.

Pense na decoração

É a decoração que representa todo o estilo do casal e o que eles querem para o evento. Por isso, também é essencial contar com a ajuda de um decorador e arrasar no visual do seu casamento.

Passe para ele um pouquinho da personalidade de vocês, além do que desejam que tenha no local. Com base nisso, o profissional vai propor algumas opções de cores, mesas, cadeiras, enfeites de mesa e arranjos para a mesa central, por exemplo. Se você quiser uma cerimônia bem florida, é interessante contratar floristas.

Conheça diferentes buffets

Em uma recepção, comidas e bebidas não podem faltar, certo? Portanto, dê atenção à escolha do buffet, tanto de doces quanto de salgados. Muitos salões de festa já têm esse tipo de serviço e você também pode procurar outros buffets. Não se esqueça de marcar uma degustação para que tudo saia como o esperado.

É importante também decidir se o casal quer que sejam servidos somente petiscos ao longo de todo o evento, se preferem mesas temáticas (de massa, de frios e de comida mineira, por exemplo) ou um jantar completo, com entrada, prato principal e sobremesa.

Lembre-se, ainda, de procurar um profissional de confiança para preparar o bolo e os demais doces para festa. Estes podem ser mais tradicionais, mais finos ou mais contemporâneos.

Deixe as alianças reservadas

As alianças não poderiam ficar de fora do nosso guia de casamento, já que elas representam a união entre o casal. Nesse momento, a escolha certa faz toda a diferença.

Procure um modelo de qualidade e que remeta ao estilo de vocês. No mercado, é possível encontrar modelos de ouro, de ouro branco, de prata, com pedras e brilhantes, e até modelos mais modernos, como as alianças pretas.

Elabore um checklist

Para alcançar uma visualização melhor de todo o planejamento, uma dica é apostar no checklist. Nele, coloque tudo que ainda precisa ser decidido, como:

  • iluminação e música;
  • elaboração da lista de convidados;
  • escolha dos padrinhos e madrinhas;
  • distribuição dos convites;
  • escolha dos trajes, incluindo o vestido de noiva;
  • local e profissionais para a produção do casal;
  • contratação de fornecedores;
  • e local para a lua de mel.

Na semana do evento, o ideal é fazer outro checklist mais detalhado. Com ele, o cerimonial ou a empresa de assessoria consegue verificar se está tudo certo e, consequentemente, garante um casamento dos sonhos.

Agora que você já viu os principais pontos que envolvem o planejamento e a organização de um casamento, comece a se mexer o quanto antes. Isso é essencial para ter uma celebração maravilhosa e ficar livre de preocupações, inclusive no próprio dia. Assim, poderá aproveitar ao máximo cada segundo.

Gostou do guia de casamento que fizemos para você? Siga a gente nas redes sociais e acompanhe todas as novidades. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Pinterest, no YouTube e no Google+.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
Sorteio.

já tem um presente para o Dia dos Namorados?

não? participe do nosso sorteio e concorra a um par de alianças de prata.

2019 (C) todos os direitos reservados