Casamento

Lista de presentes para o casamento: 4 dicas para montar uma

Decorar uma casa nova não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando os noivos estão completamente envolvidos com os preparativos do grande dia. Caso a lista de presentes para casamento não seja feita de forma cuidadosa, muitos itens podem se repetir e gerar uma série de despesas no começo da vida a dois.

Por isso, é extremamente importante unir as preferências do casal e priorizar escolhas eficientes para o dia a dia. O ideal é que a lista comece a ser produzida com seis meses de antecedência para não prejudicar o orçamento dos convidados. Afinal, os presentes são a principal forma de garantir que todos participem da celebração.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 4 dicas infalíveis para selecionar os pedidos essenciais com muita praticidade. Acompanhe!

1. Comece pelos itens básicos

Antes de começar a escolher os produtos, pense em tudo o que uma casa precisa para funcionar. Separe os tópicos entre utensílios domésticos, cama, banho, acessórios e eletrodomésticos. Uma boa forma de se organizar é pensar no estilo de vida do casal.

Caso planejem convidar amigos para reuniões com frequência, aparelho de jantar e taças de vinho se tornam itens essenciais. Depois de selecionar o básico, pense em outras miudezas, como tapetes de banheiro, castiçal, porta-retratos e chaveiro.

É muito importante que os noivos avaliem os presentes juntos. Afinal, tudo será usado pelo casal e precisa agradar a ambos. Por isso, escolha um tema direcionador para os convidados. Por exemplo, se a decoração da cozinha for neutra, todas as peças precisam estar de acordo com a temática principal.

2. Apresente opções de todos os valores

Para garantir que seus convidados possam participar de forma especial do casamento, torna-se indispensável conhecer bem o perfil de todos. Tenha em mente que uma lista de presentes deve ser democrática de acordo com a realidade financeira dos amigos e familiares.

Por isso, faça sua escolha com opções de baixo, médio e alto custo. Além de garantir uma grande diversidade de artigos, você ainda evita qualquer tipo de constrangimento proporcionando uma grande confraternização.

O grande diferencial está em não criar expectativas relacionadas a valores. Lembre-se que os presentes são gentilezas para celebrar o começo de uma nova vida.

3. Exclua artigos que não deseja ganhar

Quando o casal já mora junto ou pretende trazer algumas coisas da casa anterior, torna-se necessário fazer uma seleção para otimizar o processo. Normalmente, as pessoas pensam primeiro em objetos de cozinha e acabam esquecendo das outras áreas.

Para evitar que isso aconteça, exclua da lista artigos que você possui em grande quantidade. Faça substituições por itens usados no dia a dia que desgastam rápido. Por exemplo, panos de prato, almofadas, toalhas, petisqueiras e travessas.  Algumas coisas simples nunca são consideradas demais no funcionamento de uma casa.

4. Faça uma pesquisa sobre as lojas

Tenha muito cuidado na escolha do local de compras. Pesquise com antecedência sobre o procedimento das lojas que mais gosta e verifique a política sobre listas de casamentos. Uma questão importante é a possibilidade de vendas tanto no estabelecimento físico quanto pela internet.

Encontre uma opção que trabalhe com as duas possibilidades para atender a diferentes tipos de convidados. Nem todas as pessoas conseguem realizar movimentações online com facilidade. Muitos idosos, por exemplo, preferem tocar os artigos antes de finalizar a compra.

Pesquise em sites de reclamações sobre as atividades da loja e avalie o número de queixas enquanto procura pela melhor empresa. Comentários negativos devem ser considerados como uma forma de evitar situações burocráticas no futuro.

Outra questão essencial é a política de troca do produto. Informe-se bem sobre o assunto e pergunte sobre a existência de noivos com o mesmo nome e data de casamento no site. Dessa forma, você diminui as chances de extravios.

Pronto! Agora você já sabe como fazer a lista de presentes para casamentos de forma eficiente. Converse com seu noivo e certifique-se de que todos os itens selecionados são extremamente necessários. Afinal, uma casa nova precisa combinar a personalidade do casal com a praticidade indispensável para o dia a dia atual.

Gostou das informações deste artigo? Deixe seu comentário no post e compartilhe suas experiências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo