Relacionameto

Método GTD: saiba como dominar sua produtividade de vez!

A procrastinação é a pior inimiga de quem precisa produzir muito e com mais qualidade em curto prazo. Então, você está sobrecarregado com o quanto já fez, mas ainda falta e está difícil focar nos objetivos atuais? Ou simplesmente é daquelas pessoas distraídas que pensam em milhares de coisas quando tentam executar algo, enquanto o tempo passa e nada foi realizado? O método GTD pode ajudar!

GTD é a abreviação de ‘’Getting Things Done’’ e foi desenvolvido para contribuir com a organização e produtividade das pessoas. O objetivo é esvaziar a mente para avaliar o estresse acumulado pela saturação de informação. Desse modo, você aprende a produzir de modo eficaz e com o mínimo de tensão com as atividades diárias.

Sentiu curiosidade e quer saber mais sobre o que é e como funciona o método GTD? Continue a leitura e descubra!

Qual objetivo do método GTD?

É muito comum que o excesso de obrigações diárias de uma pessoa dificulte a execução de novas atividades. Afinal, essa saturação pode levar ao esquecimento de outras demandas, dores de cabeça, noites sem dormir bem etc. Fica difícil ser produtivo quando a mente está cheia de preocupações e não consegue focar no presente, certo?

Por isso, o método GTD entra como uma solução para os seus problemas. Ele ajuda a aliviar sua ‘’memória RAM’’ e aumenta a capacidade de foco, concentração e atenção.  

Como o método funciona?

Para que isso ocorra, o método GTD se baseia em alguns passos. Confira a seguir!

Capturar

É o momento que você deve tirar da cabeça todas as ideias e lembranças do que é necessário realizar. Assim, poderá se direcionar mentalmente para um espaço mais confortável.

Esclarecer

Você precisa começar a se dedicar com atenção e foco para analisar o que foi capturado. A partir disso, deve decidir o que demanda ação ou não.

Organizar

É necessário produzir uma lista com tudo relacionado à sua vida profissional, de acordo com o contexto dela. Isso facilita o acesso na hora e lugar corretos.

Refletir

Você deve revisar todo o sistema para não perder nada de vista, além de atualizar informações etc.

Engajar

É o momento de colocar tudo em prática, conforme o que está na agenda e na categoria de próximas ações.

Quais vantagens de utilizar esse método?

Quando você utiliza o método GTD, além de ajudar no processo de concentração e atenção, também consegue delegar determinadas atividades que precisam ser realizadas. Em todo processo existem demandas com mais prioridades que outras, seja em questão de prazo ou nível de dificuldade.

Somado a isso, à medida que a revisão desse plano de ação ocorre, é possível entender se alguma atividade é passível de ação. Caso seja, o próximo passo deve ser determinado.

Isso traz mais controle para o seu dia a dia e facilita o planejamento estratégico e a execução das atividades com eficácia. Então, o método GTD nos ajuda a atingir uma sensação de conforto ao liberar energia e, especialmente, para novos projetos. Por exemplo, as atividades não planejadas, pré-definidas etc.

Logo, ser produtivo não é algo que se conquista de um dia para o outro. Porém, existem algumas ferramentas, como o método GTD, que facilitam esse processo.

Então, gostou do nosso post? Aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter para receber nossas atualizações de conteúdo!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo