AliançasJoias

Moissanite: bonito, elegante e mais barato que diamante

Vamos combinar que um diamante faz presença, não é mesmo? A pedra dos sonhos se impõe com todo o seu brilho e valor simbólico. Mas é fato que o tão desejado diamante costuma pesar no bolso.

Mas saiba que há uma alternativa viável: a moissanite. Essa pedra bonita e elegante é uma ótima opção para várias peças, de colares a brincos, incluindo anéis de noivado e alianças.

Quer saber tudo sobre esse substituto imbatível do diamante? Continue a leitura!

O que é a moissanite?

A moissanite é uma pedra que vem sendo utilizada no ramo das joias como substituta do diamante devido a sua beleza, dureza e por ter um preço bem mais competitivo.

Essa pedrinha genial foi descoberta pelo cientista francês Henri Moissan (daí o nome) no Canyon Diablo, localizado no estado norte-americano do Arizona, em 1893. Trata-se de uma forma mineral do Carbeto de Silício. Encontrada na natureza, confunde até as pessoas mais experientes por ter várias características em comum com o diamante.

Uma das pedras preciosas mais cintilantes do mundo, a moissanite original é extremamente rara. Porém, em laboratório e a partir das partículas descobertas por Moissan, foram criadas versões acessíveis para compra.

Quais são as vantagens de escolher essa pedra?

A principal vantagem de escolher a moissanite para a sua aliança, por exemplo, é o preço. Você terá uma peça bonita e chamativa, visto que o brilho da pedra impressiona, mas por um valor bem mais acessível.

Ou seja: você não vai precisar desembolsar uma fortuna e praticamente ninguém vai perceber que se trata de uma pedra diferente do diamante. A economia proporcionada por essa escolha pode ser investida em outras coisas importantes para o seu casamento.

Esperamos que nunca aconteça, mas caso um dia você perca a peça, em ocasiões de roubo ou furto, por exemplo, o prejuízo será significativamente menor.

Em que a moissanite “perde” para o diamante?

Com toda a sinceridade, em quase nada. É que até mesmo o que poderia ser considerado uma desvantagem da moissanite pode ser contornado.

O diamante continua sendo a pedra mais dura encontrada na natureza, o que o torna quase impossível de ser riscado. A moissanite apresenta dureza um pouco mais baixa, mas ainda assim sai na frente de pedras preciosas como a safira ou o rubi. Ou seja, dificilmente sua pedra ficará riscada!

Há diferenças em relação ao brilho porque as formas de lapidação da moissanite e do diamante são distintas. De forma geral, a moissanite apresenta um brilho um pouco mais artificial, causando um efeito de prisma quando atingida por raios solares. Quanto maior a pedra, maior a cintilância.

Mas isso não é motivo para descartar a moissanite, não é mesmo? A diferença de brilho é compensada pela diferença de preço. Outro ponto é que os diamantes são incolores, enquanto as moissanites podem apresentar uma coloração levemente puxada para o amarelo ou cinza — tudo depende da estrutura da joia.

Portanto, antes de investir muito dinheiro em um anel de diamante, pesquise as opções em moissanite. É bem provável que você ache a relação custo-benefício favorável.

Quer ler mais conteúdos relacionados a este tema? Não deixe de conferir o nosso artigo especial com 5 curiosidades sobre a aliança de casamento!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo