Alianças

O que é ouro 18k quilates liga 750?

Se você já se interessou em comprar suas alianças e foi à alguma loja fazer orçamento, talvez tenha procurado saber se o item é ouro 18 klts. Ainda que essa informação seja passada aos consumidores, nem sempre vendedores e lojistas sabem o verdadeiro significado da classificação.

Conhecer esse tipo de joia é importante para ter a certeza do que está sendo adquirido, principalmente quando se trata de durabilidade e qualidade do produto. Portanto, que tal saber melhor o que se trata 18 quilates?

O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre o assunto, detalhando melhor o que é o ouro 18 quilates, qual sua composição e como não ser enganado quanto à legitimidade. Confira!

O que são os quilates?

No mercado joalheiro existem dois tipos distintos de quilates: o do diamante, que é uma unidade de medida, onde um quilate é igual a 200 miligramas (0.200 gramas ou 1 grama = 5 quilates), e o do ouro, que é uma unidade de pureza.

A origem do termo

O termo quilates surgiu quando Constantino “O Grande” (272-337 DC) mandou cunhar o Solidus; moeda em ouro fino, pesava 24 sementes de alfarroba, ou 24 quilates, surgindo aqui a expressão “ouro de 24 quilates” para o ouro puro.

A pureza do ouro

A pureza do ouro é dada pela quantidade real do componente presente na pepita. Quando o nível de pureza é de 99,99%, ele pode ser classificado como 24 quilates.

As demais variações, como 22, 20, 19.2,18 e outras são obtidas através da mistura de quantidades de ouro puro (24 quilates) mais outras ligas metálicas. Na tabela abaixo você confere essas diferenças:

Ouro 24 quilates

Ouro com o máximo de pureza possível (99,99%), também conhecido como ouro 9.999 ou ouro 1.000, por ser um ouro muito macio, ele é impróprio para fabricação de jóias, pois amassaria com muita facilidade.

Ouro 22 quilates

Nesta classificação, a pureza do ouro se encontra em 91,6%, também conhecido como ouro 916.

Ouro 20 quilates

Aqui a pureza do ouro é de 83,3%, e ele também é conhecido como ouro 833.

Ouro 19.2 quilates

Ouro com 80,0% de pureza, também conhecido como ouro 800 ou Ouro Português.

Ouro 18 quilates

No tradicional e conhecido 18 quilates, a pureza é de 75%, também conhecido como ouro 750, comumente utilizado na fabricação de jóias no Brasil.

Ouro 16 quilates

O percentual de pureza do 16 quilates é de 66,6% de ouro, também conhecido como ouro 666.

Ouro 14 quilates

Quando há um percentual de pureza de 58,3%, consideramos o ouro 14 quilates. Ele também é conhecido como ouro 583, muito utilizado no mercado americano.

Ouro 12 quilates

A pureza do ouro 12 quilates é de 50%, também conhecido como ouro 500, frequentemente utilizado no mercado europeu.

Ouro 10 quilates

O ouro 10 quilates tem um percentual de pureza de 41,6%, sendo também conhecido como ouro 416, utilizado no mercado europeu.

Ouro 1 quilate

Com apenas 4,6% de ouro, esse é o que tem menor percentual. Também conhecido como ouro 46.

Os detalhes do 18 quilates

Segundo a tabela, uma joia em ouro 18 quilates possui 75% de ouro em sua composição e 25% de outras ligas metálicas (geralmente cobre, prata, zinco, níquel e cádmio), está liga é necessária para tornar o material mais durável e brilhante, mas varia de joalheria para joalheria.

Qual a qualidade ideal para joias?

Todo e qualquer ouro com mais de 40% de pureza é adequado para joalheria, que tem por obrigação informar ao cliente qual é esse percentual utilizado na fabricação, de forma verbal e especificado no certificado de autenticidade do produto.

As diferenças no teor do metal afetam a coloração e a dureza da peça. O ouro com maior quantidade de liga costuma ser mais claro e, por consequência, menos maleável e mais rígido.

Qual ouro utilizamos?

O Rei das Alianças utiliza ouro 18 quilates na confecção de suas peças. Nossa coleção de Prata com Ouro recebe 12 quilates, mais claro que o ouro 18 quilates é mais resistente, pois parte da premissa de ser um produto com melhor custo-benefício. Também é possível escolher ouro 18 klts na confecção das mesmas, basta entrar em contato previamente.

Como identificar o ouro 18 klts?

A maneira mais fácil de identificar a legitimidade do ouro é por meio de um teste feito com ácidos específicos. Com a joia finalizada, ou seja, lixada, esse ácido é aplicado no metal que, se não for 18 quilates, sofrerá uma oxidação e escurecimento.

É importante destacar que esse efeito acontecerá até mesmo com outros quilates de ouro que estejam abaixo de 75% de pureza, o percentual que configura os 18 klts. Para ter a segurança da qualidade da joia, compre sempre em lojas de renome e que ofereçam o certificado de autenticidade e nota fiscal.

Por que o ouro 24 klts é misturado a outros metais?

O ouro 24 quilates é nobre e com o maior índice de pureza entre as peças comercializadas. Entretanto, essas características fazem com que o metal seja muito frágil, com muita flexibilidade, o que não é adequado para a fabricação de joias, pois elas amassariam com muita facilidade.

A mistura com outros metais, como prata e cobre, funciona justamente como um fortalecimento para a estrutura da joia, permitindo que ela ganhe resistência necessária para qualquer tipo de uso, evitando algum tipo de avaria. Isso é feito sem que o ouro perca pureza e valor.

Como obter o preço diário do ouro?

O preço do ouro é definido por uma cotação, mais ou menos como acontece com moedas estrangeiras como o dólar e o euro. A grama do metal é variável e pode mudar seu valor várias vezes no mesmo dia. Isso se acentua ainda mais quando estamos em um momento financeiro instável.

A volabilidade do preço

Essa variação muda de acordo com o valor do metal na bolsa de valores de Nova Iorque, que é dado em dólares. Com isso, para saber o preço em reais, também é necessário fazer a cotação da moeda americana para a nossa.

Outra conversão necessária é a de medidas de peso. A bolsa de valores americana mede o ouro em Onça Troy, que deve ser convertida para a grama, nossa medida no Brasil. Cada Onça Troy equivale a 31,1 gramas. Com essas informações é possível saber qual o valor do ouro por grama no Brasil, acompanhando constantemente a cotação da bolsa de Nova Iorque.

O ouro é um bem muito valioso e que dá origem a diversas joias muito bonitas, com uma qualidade alta e capaz de durarem por muitos anos se forem cuidadas e polidas.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Agora que você tem conhecimento sobre o ouro 18 klts, o mais popular e utilizados para joias, compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também saibam mais sobre o assunto!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo