Sem categoria

Organização para estudos: saiba como estudar de maneira eficiente!

Toda ideia bem-sucedida deve começar a partir do planejamento e organização para estudos. Afinal, contar com a sorte e o acaso não é uma opção muito inteligente para quem quer obter êxito. Então, que tal aprender algumas dicas para conseguir mandar bem nos estudos?

Por meio de uma organização para estudos é possível saber em que chão está pisando para você conseguir atingir suas metas e objetivos. Por isso, existem alguns métodos úteis para lhe ajudar nesse processo. Sentiu curiosidade e quer saber quais são? Acompanhe o post com a gente!

Crie seu mapa mental

Os mapas mentais apresentam a vantagem de serem visualmente mais interessantes: usa elementos como imagens, cores e setas. Isso organiza os assuntos que deverão ser estudados de uma forma mais prática e descomplicada. Além do mais, é possível criar uma ordem lógica entre as informações, como uma hierarquia, facilitando a associação de ideias.

No entanto, lembre-se de que a fixação desses conteúdos é válida para palavras e frases. Textos muito longos não tendem a ser memorizados. Por isso, definir os seus objetivos e metas de estudo é importante para manter um foco durante a produção desses mapas essencialmente visuais.

Faça uma autoexplicação

Algumas pessoas apresentam uma memória mais auditiva do que visual, ou seja, têm mais chances de fixar um conteúdo ouvido do que visto, por meio de mapas mentais. Nesses casos, se você estiver estudando só, é válido usar algum dispositivo que funcione como um gravador e comece uma autoexplicação do que foi estudado, como se você fosse um professor.

Além disso, para quem vai realizar uma prova oral, uma recomendação é que a prática seja feita diante de um espelho, pois estimula o encontro do aluno com a banca avaliadora. Dessa forma, basta se munir de senso crítico e se autoavaliar. Contar com a ajuda dos parentes e amigos para ouvir seu aprendizado também é válido.

Realize testes práticos

Esse método é comumente apresentado como uma alta utilidade, sendo até duas vezes mais eficiente que os outros métodos de organização para estudos. Afinal, que jeito melhor de treinar a teoria aprendida e fixar na memória do que colocando em prática, por meio de exercícios?

Essa é inclusive, uma forma de estudo frequentemente sugerida por professores de cursinhos pré-vestibulares. Porém, nesse caso, os testes devem ser preparados pelos próprios alunos e baseado em dúvidas individuais que possam surgir.

Para que você tenha sucesso a partir dessa técnica, a primeira dica é montar um plano de estudo que se adeque a sua rotina diária. Posteriormente, recomenda-se fazer um bloco de questão com os temas que você ainda não entendeu. Para chegar à resposta exata é importante procurar por diversas fontes de conhecimento.

Por fim, vale ressaltar que ao manter uma organização para estudos você não pode deixar de lado o seu lazer. Assim como as pessoas precisam descansar após praticar exercícios físicos e obter bons resultados, sua mente também trabalha melhor descansada. Preze pelo seu equilíbrio mental e mande bem nos seus objetivos.

Aproveite a visita em nosso blog para assinar agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
Nossa Black Friday já começou
informe seu e-mail e receba o cupom de desconto que vai desbloquear todas as ofertas.
nós não enviamos spams
Sorteio.

já tem um presente para o Dia dos Namorados?

não? participe do nosso sorteio e concorra a um par de alianças de prata.

2019 (C) todos os direitos reservados
Alianças de Ouro Rosé
ROSE5
ganhe 5% de desconto, use o código de cupom