Casamento

Padrinhos de casamento: qual o papel deles e como escolhe-los?

com se sinta bem e tranquila é sempre a melhor escolha.

Os padrinhos de casamento não precisam ser da família dos noivos. Podem ser aquele casal de amigos que sempre esteve com vocês, aquela amiga que os apresentou ou aquele amigo que acompanha a sua vida desde a infância ou adolescência.

O fundamental é convidar aqueles que são “cúmplices” da sua felicidade e que sempre estiveram ao seu lado, nos bons e nos maus momentos, e que provavelmente continuará fazendo parte de sua vida nessa nova fase.

Quantos padrinhos de casamento devo escolher?

Para o casamento no civil, apenas um casal de testemunhas é necessário. No caso da cerimônia religiosa ou apenas festa, o número de padrinhos de casamento é uma decisão pessoal.

Você pode escolher quantos achar que são necessários e importantes para dividirem esse momento com os noivos. Não há uma regra definida, quem decide é o casal!

Os padrinhos de casamento devem ser necessariamente um casal?

Antigamente, as pessoas tinham a ideia de que os padrinhos de casamento deveriam ser obrigatoriamente um casal na vida real. Logo, você teria que chamar o namorado da sua amiga mesmo que não tivesse muita intimidade com ele.

Nos dias atuais, essa regra não existe mais. Você pode se sentir livre para chamar quem quiser, apenas promova algum encontro antes da cerimônia caso algum dos padrinhos não se conheçam para que eles possam interagir, quebrar o gelo e ficarem mais confortáveis durante o casório.

Quais são as atribuições dos padrinhos de casamento?

É de praxe os padrinhos de casamento colaborarem na organização da cerimônia. Ao aceitarem o tão honrado convite, precisam estar à disposição para auxiliar o casal no que for preciso. Assim, os noivos sempre poderão recorrer a eles para um conselho ou uma ajuda.

Dentre as mais diversas tarefas que eles poderão executar, falamos abaixo das mais comuns.

Definir o figurino

O dia da cerimônia é muito importante para os noivos e todos querem estar sempre impecáveis para eternizar esse momento com muitas fotos e vídeos belíssimos.

Por tal motivo, a escolha da roupa certa não é uma das tarefas mais fáceis. Mesmo que a noiva ou o noivo já tenham uma noção dos seus modelos preferidos, as lojas estão cada vez mais especializadas e oferecem diversas opções de tecido, modelagens e cores.

Partindo do princípio de que você escolheu pessoas próximas e que te conhecem muito bem, a opinião deles sobre os acessórios, modelos de vestido tanto da noiva quanto das madrinhas e daminhas de honra, terno e os sapatos.

Promover a despedida de solteiro dos noivos

Despedida de Solteiro

A tradição indica que as despedidas de solteiro sejam organizadas pelos padrinhos e madrinhas de casamento, e esse é um dos momentos mais esperados antes da festa.

O bacana dos tempos atuais é que novas ideias estão sempre surgindo e, para evitar o desconforto que alguns casais sentem em festejar longe do outro, muitos padrinhos estão promovendo despedidas em conjunto.

Cada um encontra com os seus amigos antes, fazem um churrasco, brincadeiras, conversam e depois se encontram em alguma festa.

Organizar as festas que ajudam a equipar a casa nova

Se esse texto fosse escrito há dez anos com certeza o título dessa seção seria “organizar o chá de cozinha”. Porém, novas ideias estão surgindo e tanto o nome da festa quanto a forma como ela é organizada têm sofrido alterações.

Há ainda quem faça o bom e velho chá de cozinha no qual as amigas da noiva levam presentes para a casa nova, como: vasilhas, copos, panos de louça, faqueiro, entre outros itens essenciais para qualquer dono de casa marinheiro de primeira viagem.

No entanto, o chá bar é uma nova modalidade de festa pré-casório que tem feito bastante sucesso. A ideia é a mesma: presentear os noivos com itens para a casa, mas a novidade fica por conta da execução.

O chá bar não é uma festa exclusiva para as amigas da noiva, há convidados de ambos os lados. Afinal, não há nada mais gostoso do que planejar a organização do novo lar e poder celebrá-lo em conjunto, sendo que os dois em breve, se tornarão donos de casa.

Escrever os votos dos noivos

Caso os noivos tenham dificuldades de escrever o que estão sentindo naquele instante, é hora dos padrinhos se apresentarem.

Com certeza haverá entre os escolhidos aquele que sabe transpor para o papel as emoções dos pombinhos e escrever lindos votos.

Conduzir a cerimônia

Casórios diferentes que fogem do tradicional estão cada vez mais comuns entre os casais jovens. E uma das novidades é a condução da cerimônia realizada pelos padrinhos de casamento no lugar do padre, pastor ou juiz de paz.

Essa é com certeza uma grande responsabilidade e que torna a experiência ainda mais emocionante.

Ajudar nos detalhes

A organização do casório exige muito trabalho e a definição de diversos detalhes que costumam deixar os noivos confusos.

Os padrinhos de casamento podem auxiliar na decoração, na definição do cardápio, a escolha das músicas, definição do local da festa, lembrancinhas e diversos outros detalhes importantes no dia da cerimônia.

Como fazer o convite para os padrinhos de casamento?

Depois que vocês já decidiram os padrinhos de casamento é chegado o momento de fazer o convite para oficializar a missão.

Por ser um momento único, vale a pena pensar em algo especial. Desde o presente até o momento da notícia. Você pode providenciar canecas com os dizeres “super madrinha” ou “super padrinho”, copos de cerveja ou taças de vinho personalizadas.

Também não deixe de promover uma noite gostosa para todos. Pode ser um jantar na casa de um dos noivos, uma simples pizza ou algo que vocês gostem de fazer e que tenham tudo a ver com a história do casal e dos padrinhos de casamento.

Se você está nesse momento do planejamento do seu casório, lembre-se sempre que essa data deve ser especial e que, portanto, você deve comemorá-la da maneira como seu coração decidir. Não há regras. O momento é dos noivos e ele deverá ser lembrado com carinho e alegria, não com algum arrependimento por não ter realizado algo que desejava apenas para agradar outras pessoas.

Se agora você já conseguiu tirar suas dúvidas sobre a escolha dos padrinhos de casamento, veja o check-list do casório para você começar a organizar a festa!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
Receba um cupom de desconto de até 17%
Assine para ganhar um cupom de desconto especial e acesso a conteúdo exclusivo do blog.
nós não enviamos spams
Sorteio.

já tem um presente para o Dia dos Namorados?

não? participe do nosso sorteio e concorra a um par de alianças de prata.

2019 (C) todos os direitos reservados
ofertas com até 75% de desconto
é a Black Friday fora de época