Relacionameto

Perdoar ou não uma traição: 6 perguntas que você precisa se fazer

Perdoar ou não uma traição é um questionamento bastante antigo e tratado diversas vezes inclusive em séries, filmes e músicas. Parte disso se deve ao fato de que muitos relacionamentos têm se tornado voláteis e propícios a esse tipo de situação.

É natural que perdoar uma traição não seja uma tarefa fácil: a descoberta costuma provocar choque, raiva, mágoa entre outros sentimentos desagradáveis. Além disso, é um processo que exige muita paciência e energia de ambos os envolvidos na relação.

Ainda assim, muitos casais não conseguem perdoar uma traição nem chegar à conclusão do que é certo ou errado. Então, quer saber quais pontos considerar ao tomar essa decisão? Confira este post e descubra seis!

1. O que levou à traição?

Muitos motivos podem levar à infidelidade: solidão, monotonia, carência, raiva, vingança, busca por novos prazeres, vulnerabilidade emocional, desejo por outra pessoa, curiosidade e assim por diante. Seja como for, pode fazer com que tanto homens como mulheres traiam seus parceiros.

Para perdoar ou não uma traição, primeiro é preciso conversar abertamente sobre o que motivou essa atitude. A partir disso, o casal pode começar a traçar planos de superação, crescimento e mudança para reconstruir a relação.

2. Você consegue ficar imune ao impacto das críticas?

Isso também quer dizer que, antes de tomar qualquer decisão, é necessário destruir o mito de perfeição social e considerar que nenhum relacionamento ou indivíduo é perfeito. Segundo uma pesquisa da Universidade do Texas, muitas vezes, esse tipo de perdão é condicionado a exigências sociais, que recriminam a traição.

Por isso, tenha em mente que a infidelidade é um problema exclusivo do casal e tome a decisão ao olhar para a sua relação, não para fora dela.

3. Como estava o relacionamento antes da traição?

É mais fácil para quem foi machucado depositar a culpa de todos os acontecimentos ruins no outro. Porém, quem pretende reconstruir um relacionamento deve ser sincero consigo mesmo para analisar as causas e consequências de determinada atitude.

Dessa maneira, é possível assumir parte da responsabilidade e tentar manter o amor que ainda existe.

4. Está disposto a encarar as mudanças necessárias?

Avalie se você está mesmo disposto a enfrentar um período de ajustes no relacionamento. Coloque na balança os prós e contras dessa decisão. Considere também que será preciso um período para esfriar a cabeça, olhar para dentro de si e conviver com o processo de luta e sofrimento.

Passar por uma traição exige muita paciência e dedicação para manter o amor que existe no relacionamento. Além disso, como costuma mexer com a autoestima de quem foi traído, prepare-se para um processo de resgate dela.

5. A pessoa realmente faz você feliz ou é comodismo?

Como dissemos, perdoar uma traição não é fácil. Então, para concluir se deve ou não fazer isso, analise se você era feliz com aquela pessoa. Houve apoio quando preciso, carinho, atenção, empatia? Coloque tudo isso na balança. Em alguns casos, a dor da separação não é menor que a da traição.

6. Qual é o significado de fidelidade para cada um?

Para alguns casais, a traição sexual é uma atitude muito mais fácil de perdoar do que a deslealdade, por exemplo. Para outros, infidelidade e deslealdade não se separam. Conversem um com o outro para entenderem como cada um enxerga isso.

Ou seja, perdoar ou não uma traição é uma decisão exclusiva de quem faz parte do relacionamento. Então, não deixe de pontuar os impactos e avaliar se vale a pena manter essa pessoa na sua vida ou se chegou o momento de cada um tomar seu rumo.

Gostou do nosso post? Entre em contato conosco, do Rei das Alianças, e conheça os nossos produtos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo