Relacionameto

Perdoar ou não uma traição: o que realmente vale a pena?

Infidelidade: eis um assunto espinhoso. Falar sobre ele causa desconforto, especialmente quando confrontamos as nossas atitudes e as de quem amamos. Traição envolve raiva, culpa, revolta, incompreensão. É muito sentimento misturado.

E afinal, vale a pena perdoar ou não uma traição? A resposta é: não há fórmula pronta. Se você está passando por uma situação assim no relacionamento, respire fundo. Existem diversos fatores que devem ser levados em conta para tomar essa decisão. 

Vamos a eles?

Só você sabe o que sente

Se foi você quem sofreu a traição, é normal que amigos e familiares opinem, dizendo o que fariam no seu lugar. A preocupação é justificável pelo carinho, mas só você sabe o que sente, e apenas você tem condições de avaliar sua relação. 

Há quem diga que nunca perdoaria uma traição sem jamais ter vivido essa experiência, o que é uma grande bobagem. Só é possível saber como você vai reagir a partir de uma situação concreta. Portanto, escute conselhos, especialmente de quem já passou pelo mesmo problema, mas não se paute por eles.

A decisão não pode ser tomada com pressa

A pessoa que cometeu a traição pode até ter feito isso por impulso, mas a decisão quanto ao futuro do relacionamento não precisa ser assim. Se você foi traído ou traída, tome seu tempo para avaliar a situação.

Só a partir de uma conversa muito franca com a outra parte é possível pensar sobre o que fazer. Esse momento deve servir para entender se seu relacionamento estava bom ou se era apenas costume, o que levou a outra pessoa a isso, etc.

Viva com calma esse processo: mesmo que a história termine em separação, esse amadurecimento vai ser útil nas próximas relações.

É possível dizer que há níveis de traição 

Há uma grande diferença entre uma traição pontual, algo momentâneo, e um caso prolongado. Isso porque, no caso, provavelmente várias mentiras foram contadas para que a verdade não viesse à tona.

Além disso, traição pode significar coisas diferentes para cada pessoa. Algumas afirmam que é bem mais fácil perdoar uma noite de sexo fora do relacionamento que um envolvimento emocional. Mais uma vez, a conversa precisa acontecer para você entender o grau de comprometimento de quem te traiu com a terceira pessoa.

Sinceridade e arrependimento são fatores decisivos

Se quem te traiu abriu o jogo espontaneamente sobre o que fez, isso pode ser um ponto positivo, mesmo que não apague o erro. Descobrir por outra pessoa a traição te coloca em uma situação de exposição bem desconfortável, e demonstra que a outra parte não teve nem mesmo esse cuidado.

Há sim a possibilidade de quem traiu se arrepender verdadeiramente. A pergunta é: você percebe e acredita nesse arrependimento? Quem traiu assegura que o arrependimento virá acompanhado de uma mudança de atitude?

Mais uma vez, só você pode avaliar, porque diz respeito ao grau de confiança percebido no outro e construído bem antes. O erro pode ser pontual. Se for constante, indica problemas de caráter. 

É preciso considerar seus limites

Você deve considerar o que sente em relação a outra pessoa, se ainda acredita nela e em sua estabilidade emocional para não errar de novo, se a relação era boa e vale uma segunda chance. Mas, principalmente, quais são seus limites: como você vai agir dali para frente.

Não adianta nada “perdoar” uma traição, seguir no relacionamento mas passar a ter um comportamento inseguro ao extremo. Sim, uma traição prejudica sua autoestima e uma pulguinha atrás da orelha vai teimar em existir, mas passar a ser uma pessoa controladora por isso só vai trazer prejuízos para você. Uma relação precisa ser natural. 

Além disso, retomar depois de uma traição deve significar um recomeço. Se você sabe que vai jogar na cara da outra pessoa o erro cometido a cada discussão, o relacionamento vai afundar. Se acha que realmente dá conta de conceder uma nova carta de crédito a quem ama, vá em frente e não se prenda ao passado.

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a decidir se vale perdoar ou não uma traição. Que tal nos seguir nas redes sociais para seguirmos conversando? Estamos no FacebookInstagramTwitterYouTube e Pinterest!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo