Relacionameto

Saiba o que é estabilidade emocional e como ela afeta seus relacionamentos

Você quer conquistar notoriedade no trabalho, equilibrar as finanças, encontrar o par perfeito para construir um relacionamento saudável e, ainda, conciliar seus estudos com a atividade profissional. Para isso, é necessário manter a mente e o corpo sob controle, ou seja, é preciso ter estabilidade emocional para realizar tudo isso em harmonia.

A estabilidade emocional é a capacidade que temos de sustentar um mesmo estado de emoção independentemente das circunstâncias às quais somos submetidos.

Evidentemente, permanecer em calma e feliz nem sempre é uma tarefa fácil para muitas pessoas. As emoções são resultados das inúmeras reações químicas processadas pelo cérebro. Por isso, é comum sairmos de uma sensação de euforia e entrarmos em um sentimento de depressão, de angústia. Isso afeta os relacionamentos pessoais, profissionais e afetivos.

Saber administrar essa turbulência, esses altos e baixos das emoções, é fundamental para o sucesso de nossas intenções na vida pessoal e profissional. Estar bem emocionalmente é a chave para enfrentar os desafios diários e alcançar os objetivos que traçamos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas para ajudar você a conquistar a estabilidade emocional. Confira!

Conquiste a estabilidade emocional

Para ajudar você a ficar de bem com a vida e com o mundo, listamos algumas sugestões de como conseguir a estabilidade emocional. Veja.

Conheça melhor si mesmo e a sua relação

Quantas vezes as emoções pesam muito e temos a sensação de que estamos sobrecarregados, de que a realidade da qual fazemos parte é tão complexa ao ponto de não podermos enfrentá-la?

Como seres em constante transformação e desprovidos de um manual de operação, precisamos nos capacitar para agir diante de cada momento que pede o controle emocional.

Para isso, é fundamental conhecermos quem somos e em qual o tipo de relação estamos envolvidos. Qualquer que seja ela, devemos compreender sua complexidade e trabalhar pela harmonia.

Ao valorizar quem somos, a vida e os relacionamentos que mantemos, fica mais fácil percorrer essa estrada existencial com paz e felicidade.

Diferencie o racional do emocional

Não existe ninguém igual a você. Pode haver semelhanças, algumas profundas. Contudo, cada um dos seres humanos que divide esse planeta com a gente tem as suas emoções e os seus jeitos de se comunicar.

Compreender o que sentimos e o sentimento de outrem, conseguir identificar no outro o que ele necessita e qual é a sua realidade, saber separar o que é racional do que é pura emoção são atitudes básicas para o equilíbrio diante das situações com as quais nos deparamos.

Respeite as diferenças

A partir do momento em que você consegue reconhecer-se e às suas emoções, bem como entender que as pessoas com quem convive, sejam amigos, colegas de trabalho ou amores, são indivíduos que pensam e agem de modos diferentes dos seus, certamente os seus relacionamentos amadurecerão.

Boas relações existem para que os envolvidos caminhem juntos e cresçam juntos. De certa maneira, é como se cada um refletisse quem você é e vice-versa. É uma experiência muito produtiva quando todos estão bem com as suas emoções.

Viver serenamente significa plenitude. Para chegar nesse estado, é necessário conhecer tudo aquilo que atua como entrave para tal. Assim, um obstáculo produzido pela emoção surge junto com uma repreensão, uma impossibilidade de concretizar um projeto, uma negativa inesperada, um abandono, falta de motivação e afeto.

Conseguir ser quem você sempre desejou não é um privilégio para um  grupo seleto de seres humanos. É um fator estratégico que exige consciência de nós mesmos e da realidade em que estamos inseridos. A estabilidade emocional, portanto, é imprescindível em toda e qualquer relação. Além de contribuir para o nosso bem-estar no amor, nas amizades, no trabalho e nos estudos.

Feliz com o tema deste post? Fique à vontade para fazer um comentário!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo