AliançasRelacionameto

Tipos de alianças: em qual dedo devo usar cada peça?

Seu relacionamento está firme e você consegue projetar a harmonia dessa união para o futuro? Mesmo a essa altura, é normal que muitos casais não saibam tudo sobre como funciona o uso dos diferentes tipos de alianças.

O uso de uma aliança de compromisso está completamente ligado a tradições e convenções sociais. Além disso, claro, entender as diferenças entre os tipos de anéis de compromisso é indispensável para tomar a decisão correta no momento de escolher a que será usada pelo casal.

Nesse post, você vai entender detalhes essenciais sobre essas joias tão significativas. Confira a seguir os tipos de alianças e de que foma cada um deles pode ser usado.

Aliança de namoro

O que representa?

A aliança de namoro tem a finalidade de simbolizar um relacionamento estável que pretende ser duradouro. Por esse motivo, costuma ser utilizada quando ambos sentem que o namoro está mais sério — o que pode variar muito de casal para casal.

O princípio de um relacionamento é que as duas pessoas criam cada vez mais intimidade, conhecem a personalidade do companheiro nas mais diferentes situações e passam a contar um com o outro. Utilizar uma aliança de namoro também é uma maneira de externar a felicidade do casal após essa fase inicial — cheia de desafios, alegrias e aprendizados — e, principalmente, representar um sentimento fortalecido um pelo outro.

Como se caracteriza?

Esse tipo de anel costuma ser prateado. É possível apostar em materiais como ouro branco, prata ou aço cirúrgico. Caso você prefira optar por uma versão mais barata, escolha alianças banhadas e folheadas.

Apesar dessa tradição da cor prata, também é possível escolher versões personalizadas. De acordo com o gosto e o estilo do casal, é possível considerar modelos que contêm fios de ouro ou pequenas pedras brilhantes, por exemplo.

Onde utilizar?

A aliança de namoro deve ser utilizada no dedo anelar da mão direta.

Anel de noivado

O que representa?

O anel de noivado faz parte de uma tradição que veio dos Estados Unidos. Essa convenção consiste em presentear a pessoa amada com uma joia ao fazer o pedido de casamento. Apesar disso, no Brasil, é muito comum que a própria aliança de noivado seja usada para selar o casamento.

Como se caracteriza?

O anel de noivado geralmente consiste em uma joia de largura mais fina com uma pedra em evidência. O mais tradicional é o anel dourado com brilhantes.

Além disso, apesar da tradição, o material da joia é de escolha mais livre. Pode ser em qualquer tom de ouro, desde o outro branco até o rosê. Já o adorno pode ser uma pedra preciosa ou semipreciosa, ou ainda pérolas, brilhantes e similares.

Onde utilizar?

O anel de noivado deve ser utilizado no dedo anelar da mão esquerda. Porém, pode ser passado para a mão direita após o casamento.

Aliança de casamento

O que representa?

A aliança de casamento simboliza o matrimônio e é uma peça que eterniza a união de um casal. A intenção é que ela seja utilizada para sempre.

Como se caracteriza?

A aliança tradicional de casamento é dourada. Ela pode variar, entretanto, na largura (estreita ou larga), no formato (arredondada ou quadrada nas bordas) e na textura.

As alianças de casamento mais modernas podem conter texturas delicadas formadas por pequenos riscos que dão a impressão de um desenho gravado na joia. Além disso, também é possível optar por peças com aplicações de pequenas pedras ou até fios de prata.

Onde utilizar?

A aliança de casamento deve ser utilizada no dedo anelar da mão esquerda. Existem histórias que explicam que se passa a usar o anel na mão esquerda porque é o mesmo lado em que se encontra o coração.

Não existe um período de tempo específico para passar de um tipo a outro de aliança. Essas escolhas devem ser feitas de acordo com o desenrolar natural do relacionamento.

Agora que você já teve a oportunidade de identificar qual anel corresponde a cada fase, aproveite para conferir nosso post com dicas para comprar as alianças perfeitas!

Mostrar Mais
Close
Close