Casamento

Véu e grinalda: o que eu preciso saber?

O casamento é um dos grandes sonhos da maior parte das mulheres no mundo ocidental. É um momento em que elas decidem por um novo destino para suas vidas que será compartilhado com a pessoa amada. Junto com as alianças, o vestido de noiva é uma das prioridades e casar de véu e grinalda é um grande desejo.

Qual o significado de cada um? O que simboliza o véu? Qual a sua origem? E qual a utilidade da grinalda? Para saber as respostas, continue a leitura deste post. Ele traz informações sobre esses dois itens e apresenta alguns dos modelos de véu utilizados em casamento.

Entenda a origem e a história do véu e grinalda

Na Grécia antiga, o véu era usado como um modo de proteger as noivas da inveja das mulheres solteiras e dos olhares de admiradores mais impetuosos. O hábito foi introduzido em Roma e as nubentes usavam um véu longo, que cobria todo o corpo. Chamado de flammeum, era em tom de amarelo ou vermelho e funcionava como proteção contra os maus espíritos.

No Ocidente, o véu já simbolizou a virgindade, modéstia e submissão da noiva, e a atitude de descobrir o rosto, durante a celebração, significava a consecução sexual do matrimônio.

No judaísmo, existe a tradição de o noivo colocar o véu sobre o rosto da noiva, prometendo implicitamente protegê-la e reconhecendo que se casou por causa da beleza interior da amada e pela eternidade do amor.

A grinalda é um item importante que funciona como complemento do vestido da cerimônia e recepção. Pode ser um aplique, coroa, testeira ou tiara e com muitas opções de formatos, pedrarias, flores e outros tipos de material. Sua escolha depende muito do tipo de penteado que a noiva usará.

Conheça tipos de véu usados pelas noivas

As opções são muitas. Confira algumas das preferidas pelas noivas.

Catedral ou longo

É o modelo mais tradicional. Comumente tem entre 2 e 5 metros de comprimento. É geralmente usado em casamentos à noite, com vestidos longos e em espaços internos amplos ou igrejas.

Ponta de dedo

O nome desse tipo de véu significa que o comprimento dele chega à ponta dos dedos das mãos da noiva. Combina facilmente com diversos estilos, menos com os vestidos curtos.

Cotovelo

É um véu mais curto do que o ponta de dedo. Seu tamanho é medido pela altura dos cotovelos da noiva. É versátil e combina bem com vestidos curtos ou longos, mas menos luxuosos e sem cauda.

Voilette

O voillette é curto. Pode cobrir todo o rosto da noiva, apenas parte dele ou somente o cabelo. É fabricado com uma tela mais aberta do que o tule e fixado em uma tiara, flores, penas, chapéu ou aplicado com uma fivela no cabelo. Tem tudo a ver com noivas contemporâneas, cerimônias diurnas e vestidos de corte menos pomposo.

Uma noiva linda e deslumbrante sabe fazer uso do bom gosto e da elegância. O vestido, o véu e grinalda são uma assinatura de classe e um toque de charme que valorizam a sua beleza e fazem toda a diferença na cerimônia, seja um casamento ao ar livre ou em espaço interno.

Para saber mais sobre este tema e outros assuntos relacionados a casamento, vida de casal e produtos de qualidade com certificação de autenticidade, é só seguir a gente no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Google+ e Pinterest.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo