Relacionameto

Como lidar com o medo da solidão?

A falta de habilidade para lidar com relacionamentos superficiais e a velocidade assustadora de informações, por exemplo, pode ser gatilho suficiente para transformar o medo da solidão em algo mais sério como a depressão.

É claro que, à primeira vista, não há nada de errado em ter medo de ficar só. É normal desejar pessoas que dividam momentos conosco. Sentar no final do dia para contar o que aconteceu em nosso trabalho, comemorar uma vitória ou chorar uma derrota. 

Porém, se esse anseio desperta em você coisas muito piores a ponto de paralisar, é preciso ter atenção. No nosso post, vamos falar mais sobre a solidão e como lidar com ela. Confira!

O que é a solidão?

Ao contrário do que muitos pensam, a solidão não é a mesma coisa que estar só. A solidão é o sentimento de não fazer parte do todo, um isolamento que vai além do físico e também abrange o emocional.

Isso acontece por diversos motivos, desde a falta de conectividade com a própria essência até a sensação de não ter ninguém que consiga compreender os seus sentimentos.

Como identificar que o medo da solidão é um problema?

Sentir-se solitário não é considerado um problema. Essa é uma sensação que pode acometer, de maneira passageira, a todas as pessoas, sem exceção. Aliás, compreender que não há problema em ter medo da solidão é essencial.

No entanto, quando essa apreensão começa a atrapalhá-lo em pequenas situações cotidianas, como provocar o afastamento de amigos de longa data, perder a vontade de fazer coisas que gosta, parar de se preocupar com a sua aparência ou sofrer alterações no sono, é porque você pode estar desenvolvendo problemas psicológicos que precisam de ajuda profissional.

Nesse caso, não hesite em buscar auxílio de psicólogos e psiquiatras para que o diagnóstico seja realizado corretamente.

Como lidar com o medo da solidão?

Como dissemos, o medo da solidão é algo, no geral, normal. Há diversas maneiras de evitá-lo ou aprender a lidar quando ele aparece.

Se você está precisando relaxar, superar o término de um relacionamento ruim, deixar de lado o estresse do trabalho ou esquecer a dor de ter brigado com um grande amigo, saiba que se manter ocupado é um grande aliado para esses momentos. Abaixo falamos mais sobre como lidar com o medo da solidão.

Ocupe a mente

Sua avó já deve ter dito que cabeça vazia é a oficina do diabo, certo? Logo, tente manter-se ativo e ocupe a sua mente com coisas úteis, que vão impedi-lo de alimentar caraminholas.

Sabe aquele curso que você sempre quis fazer? Seja ele de inglês, seja para aprender a fazer sapateado, que tal se inscrever? Aproveite para aprender algo novo que possa melhorar o seu currículo profissional ou apenas ajudar a relaxar.

Faça yoga

O yoga, além de colocar o seu corpo em forma, vai ajudá-lo a se reconectar. Durante os exercícios, você aprende práticas de respiração e meditação que serão úteis para acalmá-lo quando a ansiedade chegar. 

Faça terapia

Diferente do que muitas pessoas pensam, a terapia não é apenas para quem tem problemas psicológicos. Portanto, você não precisa estar depressivo, nem ter síndrome do pânico para começar a fazer uma.

Quebre os seus preconceitos e procure um terapeuta para desabafar sobre os seus medos, insatisfações, angústias e planos. Ao encarar os seus fantasmas, você perceberá que é mais forte do que imaginava.

Aprenda a ficar só

Ficar  não é algo necessariamente ruim e, em diversos momentos, é exatamente do que precisamos. Já dizia o ditado, e a ciência comprovou, que antes só do que mal acompanhado. Portanto, aprenda a curtir a sua própria companhia. Vá ao cinema, viaje, assista àquele show que tanto desejava sem precisar que ninguém o acompanhe.

Quando você se sentir um grão de areia no deserto, lembre-se das pessoas que o rodeiam e amam. Elas não precisam ser muitas, basta serem de verdade. E não tenha vergonha em ter medo da solidão, no final das contas, todos nós temos.

Quer acompanhar mais assuntos como esse? Então acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook, InstagramPinterest,TwitterYoutube

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo