Relacionameto

Como se organizar para ter mais tempo para estudar?

Estamos tão condicionados às rotinas diárias que uma das frases mais comuns do nosso repertório é “não tenho tempo nem de respirar”. Evidentemente, existem outras expressões, mas todas, todas mesmo, tentam justificar aquilo que dói na gente reconhecer: é a tal da desorganização.

Para sair dessa onda do corre-corre é preciso admitir a importância de organizar o nosso dia a dia para termos tempo para a vida pessoal, profissional e estudos. Por falar em estudos, você tem o seu tempo para estudar? Ou vive naquele conflito entre querer começar, mas sem ter a menor ideia de como fazê-lo?

Como diz o bordão de um comercial de TV, “os seus problemas acabaram”. Preparamos este post com dicas importantes para você se organizar e ter mais tempo para estudar. Continue a leitura!

Organize o seu tempo para estudar

A vida atribulada de todo o dia, a correria desenfreada e a dificuldade de parar por um instante e procurar mudar isso acabam por consumir o nosso tempo. Com isso, aquela vontade de colocar “ordem na casa” fica só no desejo. Não conseguimos organizar a tarefas e realizar tudo aquilo que pretendemos.

Contudo, essa realidade pode mudar a partir de agora. Você traz a sua força de vontade e a determinação. E nós lhe oferecemos as dicas indispensáveis para estudar sem estresse. Confira!

Defina o local de estudo

O ideal é que esse lugar seja sempre o mesmo para você estudar. De preferência com  pouco movimento e ruídos para não desviar a sua atenção. Tenha em mãos todo os itens e materiais que são necessários. Assim você não se distrai nem se estressa procurando o que precisa.

Outra coisa: é fundamental que seja limpo, arejado e bem iluminado.

Monte o seu calendário de estudo

Organizar significa saber o que fazer. Portanto, com o calendário é possível visualizar claramente os prazos que devem ser cumpridos. Assim, você ajusta tudo com antecedência e tem o tempo suficiente para os estudos ou para fazer os seus trabalhos de escola.  

Monte um planejamento semanal

Estabeleça as prioridades diárias, incluindo os horários. Determine uma margem de segurança entre uma e outra tarefa. Imprevistos acontecem, e um bom planejamento prevê isso.

Não programe nada além da sua capacidade. Você não tem que provar é isso ou aquilo; sua meta é a qualidade dos seus estudos. Não se esqueça de incluir um tempo para você

Organize os horários

O seu planejamento depende dessa organização. Você tem responsabilidades fixas e móveis. As primeiras são prioritárias. Entre as móveis, evidentemente, está o seu tempo livre. É nesse espaço que você reservará uma parte para estudar.

Determine quanto tempo dedicará a isso. Por exemplo, duas horas e meia diárias. Ao final de sessenta minutos faça uma pausa de trinta minutos. Relaxe, alongue, alimente-se e retorne para cumprir os sessenta minutos restantes.  

Fique desconectado

Sem muita conversa: entre em “off”. Desligue o celular. Se estiver no notebook, nada de rede social. Dessa forma, você não se desconcentra. E ficar desconectado por algumas horas não mata.

Ninguém melhor do que você para saber o que está errado na sua organização. Este artigo tem a intenção de fazê-lo entender isso e colaborar para que a situação mude e você finalmente possa ter o seu tempo para estudar.

Pronto para “arrumar a casa”? Deixe seu comentário com dicas, dúvidas e sugestões. Queremos saber o que você tem a compartilhar!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo