Casamento

Aliança facetada: por que essa é uma ótima opção?

Para escolher a aliança ideal é preciso ter muito cuidado. Afinal, a intenção é que ela seja usada por muito tempo, já que, para os românticos, esse tipo de acessório simboliza a vontade de preservar a relação. Por isso, os designers de joias criam diferentes modelos e fazem com que cada um se adeque a várias personas. Uma dessas opções é a aliança facetada, que possui recortes geométricos em sua superfície.

Mesmo que os modelos tradicionais sejam os preferidos pela maioria dos casais, se você acha melhor inovar para ir contra o que se espera, a aliança facetada transforma o que poderia ser um simples desenho circular em uma verdadeira obra de arte.

E aí, sentiu curiosidade e quer saber mais sobre esse modelo de aliança? Continue a leitura e descubra!

Qual história da aliança facetada?

Conforme mencionado, é comum que os modelos mais tradicionais de alianças, como os lisos, sejam a escolha favorita dos clientes. Porém os designs com recortes geométricos surgem como uma tendência para os modernos e descomplicados, além de ser constantemente abraçado por celebridades ao redor do mundo.

Contudo não é de hoje que esse tipo de recorte geométrico, mais especificamente a aliança facetada, surgiu. Ainda no século XV, na França, foi criada essa técnica de lapidação que permite um reflexo mais constante da luz sobre as paredes da joia. Isso foi bastante significativo para a corte francesa.

A partir de então, os aspectos decorativos passaram a ser priorizados e, no final do século XV, o caráter simbólico religioso em cima das joias enfraqueceu e elas passaram a integrar a moda.

Como é feita a confecção desse tipo de aliança?

O processo de lapidação da aliança facetada procura realçar a beleza dos materiais utilizados em sua confecção. Isso porque, em seu estado bruto eles tendem a passar despercebidos aos olhos leigos. Assim, esse processo procura mostrar as melhores características do produto ao considerar cor, peso, pureza etc.

Logo a confecção da joia cria vários degraus paralelos. Alguns desses podem ser mais frágeis que outros e, por isso, há a opção de removê-los. Desse modo, há a formação de pedras octogonais.

Além do mais, também é possível confeccionar uma aliança com mais de uma forma. A contour, por exemplo — também chamada de boleada e anatômica — pode ser mais arredondada ou reta por fora e internamente receber acabamentos facetados. Tudo de acordo com a preferência dos consumidores.

Como escolher e comprar online?

Para fazer uma melhor escolha da loja de alianças não deixe de avaliar a credibilidade da marca. Então busque referências e priorize aquelas que apresentam o maior número de informações sobre o produto, para evitar que ele venha com defeitos.

Além disso, avalie o material utilizado, tamanho e estilo. Uma dica para quem curte alianças mais altas e que se destaquem, a facetada costuma oferecer uma altura bem maior que a largura, o que proporciona a impressão de ser maior.

Ou seja, a aliança facetada além de garantir versatilidade e resistência, consegue chamar mais atenção por meio de suas características específicas. Isso faz com que o modelo seja uma ótima opção de aquisição.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite para acessar o nosso portal e conhecer nossas ofertas!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo