Casamento

Ansiedade pré-casamento: 4 dicas para aproveitar esse momento com tranquilidade

Antes de chegar a desejado momento de subir ao altar, o caminho que os noivos percorrem é longo e nem sempre tranquilo, não é mesmo? O desejo de que a cerimônia seja um sucesso costuma gerar estresse e a tão conhecida ansiedade pré casamento, caracterizada pelos altos e baixos emocionais que acometem tanto os homens quanto as mulheres.

No caso das noivas, elas deixam de ser filhas para se tornarem esposas, cujas cobranças no dia a dia são maiores. Além disso, existem os preparativos da festa que acabam demandando tempo e disposição. No entanto, você sabia que é possível amenizar a ansiedade pré-casamento com ações simples e práticas?Confira 4 dicas para controlar a ansiedade pré-casamento e aproveitar esse momento tão especial do relacionamento do futuro casal!

1. Pratique atividades físicas

Uma das maneiras mais eficazes de controlar a ansiedade é praticar atividades físicas. Isso acontece porque o esporte eleva a produção de serotonina, que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Portanto, invista na caminhada, corrida, musculação ou qualquer outro tipo de exercício que possa ser praticado ao menos 4 vezes por semana.

Muitas pessoas encontram paz e tranquilidade ao praticarem meditação e ioga, porque são práticas milenares que ajudam tanto o corpo quanto a mente a estabelecerem uma relação de harmonia e equilíbrio constantes.

2. Aprenda a controlar a respiração

No dia a dia, estamos acostumamos a respirar de modo errado, muitas vezes sem perceber. Assim, acabamos ficando mais ansiosos, o que prejudica o desempenho das tarefas diárias. Então, é preciso saber respirar corretamente, a fim de combater a ansiedade, principalmente nos meses que antecedem o casamento.

Para respirar de maneira correta, basta inspirar pelo nariz com a boca fechada. Estufe o abdômen, permitindo que ele se expanda. Em seguida, expire o ar lentamente pela boca. Comece praticando por apenas um ou dois minutos e repita o processo sempre que achar necessário!

3. Afaste os pensamentos negativos

Sabemos que os pensamentos geram reações emocionais nas pessoas, sejam eles bons ou ruins. Em vista disso, os negativos tendem a provocar sensações desagradáveis, como o medo, a ansiedade e o estresse. Portanto, a dica é substituí-los por pensamentos positivos sempre que estiver sendo acometida pelos piores deles.

Por exemplo, não fique imaginando que algo possa dar errado. Pense que tudo vai dar certo, pois foi planejado com antecedência nos mínimos detalhes. Também lembre-se de sorrir o tempo todo, afinal, você está prestes a realizar o grande sonho da sua vida!

4. Cuide da saúde

Além das dicas citadas acima, é importante manter a saúde em dia nos meses que antecedem a cerimônia. Procure seguir uma dieta rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, comendo verduras, legumes e frutas, além de alimentos que contenham proteínas, como ovos e carnes magras.

Também não descuide do sono, pois ele tem o poder de restabelecer as funções básicas do organismo, além de deixar a pele e o cabelo mais bonitos. Durma cerca de 8 horas por noite em um local escuro e arejado, sempre no mesmo horário. Desse modo, o corpo e a mente conseguem manter o equilíbrio necessário para enfrentar os desafios desse período.

Ao longo do texto, foi possível conhecer 4 dicas práticas e simples que poderão ajudar a combater a tão falada ansiedade pré-casamento. Não deixe de adotá-las nesse período, a fim de que você possa aproveitar um dos mais belos e encantadores momentos da vida de um casal!

Gostou do post? Então, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas saibam como lidar com a ansiedade pré-casamento!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo