Casamento

Você sabe o que é chá bar? Descubra aqui!

Com o passar do tempo, surgem mudanças de hábitos e de comportamentos. Acredite: nada escapa a essa realidade. Por exemplo, você sabe o que é chá bar?

Chá bar é a versão moderna do famoso chá de panela que provocava frisson na noiva e nas amigas. O novo evento consegue envolve o casal num clima festivo e descontraído. E, claro, com direito aos presentes de praxe.

Continue a leitura para saber mais sobre esse conceito e ficar por dentro de algumas dicas essenciais para organizar a sua comemoração.

O que é chá bar?

O chá bar é uma reunião alegre de familiares e amigos do casal com o objetivo de colaborar na organização do casamento e auxiliar na execução dos preparativos derradeiros, evitando a correria da última hora.

Esse tipo de encontro se inspira nos conhecidos chás de cozinha. A diferença é que não é um “clube da Luluzinha”, permitindo a presença de todas as pessoas com as quais você e o seu par têm envolvimento afetivo.

Ele possibilita muita diversão, brincadeiras, ganhar mimos engraçados e úteis, bem como curtir um momento de descontração e alegria. Veja as nossas sugestões para que o seu chá bar faça o maior sucesso.

Defina o local

Escolher o lugar adequado para o acontecimento é fundamental. Pense em receber seus convidados em um ambiente confortável, sem formalidades. Os participantes precisam se sentir à vontade, livres para circular, conversar, dançar, ou simplesmente se acomodar em um cantinho para curtir o momento.

Geralmente, as opções preferidas são: a casa dos pais da noiva ou do noivo, uma chácara, um espaço para eventos. Como o nome sugere, até mesmo em um bar, de preferência reservado para vocês.

Faça uma lista de convidados

A lista de convidados é o item prioritário da sua festividade. Em se tratando do chá bar, considere que ele é um encontro mais íntimo, de menor proporção. Observe que os convites devem ser dirigidos aos familiares mais próximos, aos amigos chegados e padrinhos. Evite cair na cilada de chamar alguém só para “não ficar chato”.

Escolha a decoração ideal

A decoração do chá bar é fundamental para que os seus convidados entrem no clima. Você encontra muitas referências na internet. É só dedicar um tempinho à pesquisa.

O seu chá bar pode ter um tema inspirado em um gosto comum do casal, em um momento do relacionamento, um esporte,  um “de volta ao passado”, por exemplo.

Promova brincadeiras

Uma atração do evento são as brincadeiras. Elas animam os presentes e contribuem para as interações sociais. Você pode oferecer jogos de videogame, karaokê, Guitar Hero, testes de conhecimento entre homens e mulheres, um “programa de entrevistas” com os noivos ou um desfile de modas. O fundamental é favorecer o bom humor.

Sirva bebidas e comidas

Um chá bar costuma acontecer no fim de semana, geralmente ao cair da tarde em um sábado. As opções do cardápio dependerão do seu gosto. Contudo, considere também quem são os convidados para não errar na decisão.

Para comer, pode ser um churrasco, tábuas de frios, mini sanduíches ou os três. Até doces são bem-vindos. O importante é manter a simplicidade e não complicar a vida dos seus convidados na hora de servir.

No quesito bebida, além da tradicional cerveja, dos refrigerantes, sucos e água, você pode incrementar com drinques criativos tanto nos ingredientes quanto nos nomes. Veja algumas sugestões de bebidas convidativas:

  • Mojito: rum claro, xarope simples, suco de limão, folha de hortelã e água com gás;  
  • Absolut Cosmopolitan: Absolut Citron, suco de limão, licor de laranja, suco de cranberry, casca de laranja;
  • French 75: gim, suco de lima-da-pérsia, xarope simples, champanhe, casca de limão;
  • caipirinha;
  • caipivodka.

Entendeu tudo sobre o que é chá bar? Pois é, esse evento é muito importante mas não exige muito formalismo. Todavia, faça um planejamento das etapas, pesquise preços e fornecedores, visite os locais antes de fechar um contrato de locação, se for o caso. Lembre-se de que é uma festa para ser inesquecível.  

Aproveite o clima de celebração e leia outro artigo do nosso blog: Guia de casamento: saiba como planejar e o que não pode faltar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo