Relacionameto

5 sinais de que você está em um relacionamento abusivo!

Engana-se quem pensa que relacionamento abusivo é apenas aquele em que há violência física ou que ele acontece somente com pessoas de baixa instrução. A abusividade pode ser manifestada de diversas maneiras, como psicológica, moral e financeira.

Na maioria das vezes, os indícios de que o relacionamento não é saudável são sutis e pequenos. As vítimas são convencidas de que as agressões são demonstrações de amor e carinho e, por diversas vezes, se sentem culpadas pelas reações do parceiro.

Leia o nosso post e conheça 5 sinais para identificar se o seu relacionamento é abusivo.

1. Você deixa de ver os seus amigos

O seu namorado controla com quem você fala e sai? Critica as suas amigas dizendo que elas não são boas para você e diz que os seus amigos querem algo a mais?

Provavelmente você está em um relacionamento abusivo. O abusador tenta isolar a sua parceira do convívio com as pessoas que a querem bem, pois assim é mais fácil deixá-la vulnerável e suscetível à manipulação. Portanto, ao menor indício de que isso está acontecendo com você, termine a relação!

2. A sua privacidade não é respeitada

É comum que um casal divida várias atividades e converse sobre todos ou quase todos os assuntos. No entanto, um relacionamento saudável preza pela privacidade e individualidade de cada um.

Se o seu parceiro mexe nas suas coisas, pede a senha do seu celular, do e-mail, das redes sociais e não respeita o seu espaço, você pode estar em um relacionamento abusivo.

A invasão de privacidade acontece tanto em segredo quanto com a justificativa de “quem ama não tem nada a esconder”, fato que deixa a outra pessoa na posição de provar que não está fazendo nada de errado. Então, aqui vai mais uma dica: você não precisa provar nada para ninguém!

3. A sua autoestima fica abalada

O seu parceiro faz constantes críticas ao seu peso, ao seu tipo físico ou à cor do seu cabelo para que você não se sinta bem e logo após tenta consolá-la dizendo que a ama mesmo assim?

Você, muito provavelmente, está em um relacionamento abusivo. A destruição da autoestima da parceira é um dos subterfúgios utilizados pelos abusadores para estimular o medo da solidão. Assim, a mulher se desestabiliza e perde a coragem de terminar o namoro ou o casamento. Portanto, fique atenta!

4. As reações dele são desproporcionais

Você deixa de fazer certas coisas, de usar determinadas roupas ou maquiagens ou de falar com determinadas pessoas com medo da reação que o seu parceiro vai ter? Você tem medo de que ele possa ser agressivo com você?

O seu relacionamento é abusivo, e você não deve deixar se enganar pelos pedidos de desculpas fofos, juras de amor eterno e presentes caros. Lembre-se de que estar em um namoro ou casamento deve ser prazeroso. Você precisa se divertir e ter bons momentos com seu parceiro. Ter medo do que ele vai fazer se for contrariado, com certeza, não deve fazer parte dessa realidade.

5. Ele a força a fazer coisas que você não quer

Quem nunca foi assistir a um show de um cantor do qual não gostava? Ou ver aquela palestra entediante apenas para agradar a outra pessoa? Tudo bem, vez ou outra ceder em determinados assuntos faz parte de um relacionamento saudável e, normalmente, não apresenta grandes problemas.

Porém, se isso se torna uma constante e você passa muito tempo dizendo “sim” para atividades das quais não gosta apenas para não ter problemas em seu relacionamento, é porque algo não vai bem.

A situação fica ainda pior quando estendemos o assunto para as relações sexuais. Se ele não respeita o seu “não” e faz com que você se sinta mal toda vez que não está no clima, o seu relacionamento é abusivo e você precisa sair dele.

É importante ter em mente que todas as pessoas estão sujeitas a entrarem em um relacionamento abusivo. Por isso, não se sinta culpada e nem tenha vergonha de procurar ajuda psicológica ou recorrer aos amigos mais próximos para conseguir superar a separação.

Se você gostou do nosso post, aproveite para ler se vale ou não a pena perdoar uma traição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo